03/09/2009

3 de setembro: Dia do Biólogo

Hoje comemora-se exatamente 30 anos desde que foi reconhecida a profissão de Biólogo no Brasil; data então escolhida para se comemorar o Dia do Biólogo.

Achei que este ano poderia comemorar este dia já exercendo a profissão, mas nem sempre querer é poder, né? Mas farei aqui uma breve introdução da profissão que escolhi, mais algumas curiosidades, pra vocês conhecerem melhor essa profissão tão linda xD

.

A Biologia:

É a ciência que estuda os seres vivos, a relação entre eles e o meio ambiente e os processos e mecanismos que regulam a vida.

O Biólogo:

É o profissional que dedica sua vida ao estudo das variadas formas de vida, seja humana, animal, vegetal ou microrganismos em geral; sob vários aspectos (anatômico, fisiológico, ambiental...). Além disso, utiliza de seus conhecimentos para contribuir com os avanços da ciência, bem como beneficia o meio ambiente e tudo o que ele envolve.

O Símbolo do Biólogo:

"O óvulo estilizado, sendo fecundado, determina o princípio da vida.

O óvulo tem o formato do planeta Terra e também lembra folhas, sugerindo a importância do verde”


Até o ano passado, o símbolo era este:


e atualmente é este:


Áreas de Atuação:

O Biólogo é o profissional que conta com uma ampla área de atuação, entre elas: Meio Ambiente (conservação e manejo da biodiversidade; ecoturismo; controle ambiental; tratamento de qualidade do ar, água e solo etc); Educação (educação ambiental; ensino fundamental, médio e superior; produção científica etc.); Biotecnologia e Produção (bioinformática, comercialização de materiais de laboratório; engenharia genética; produção de células etc) e Saúde (análises clínicas; controle de pragas; controle de qualidade de alimentos; epidemiologia etc).

.

Parabéns a nós Biólogos, que aguentamos 4 anos de matérias bizarras na faculdade, pra dedicarmos a nossa vidinha à vida dos outros \o/