07/09/2009

Keith Moon (1946-1978)


Hoje completam-se 31 anos da morte de Keith Moon, eterno baterista do The Who.



Vida:

• Keith ganhou notoriedade por sua maneira vigorosa de tocar bateria, sendo considerado até hoje um dos melhores bateristas de todos os tempos e inspirando músicos de outras gerações.

• Entrou no Who como substituto do antigo baterista. Os outros decidiram que precisavam de Keith quando viram que ele quase destruiu a bateria, no seu teste de admissão.

• Keith era bastante conhecido pelo seu gosto pela destruição, além do palco e além da auto-destruição com seus vícios. Ele gostava mesmo de destruir quartos de hotel, casas de amigos e inclusive a sua própria. Certa vez, Keith jogou explosivos pelo vaso do seu banheiro, explodindo banheiros de várias outras casas.

• Por causa desses surtos de violência e alguns envolvimentos em acidentes, tudo em consequência de seus vícios, Keith se viu forçado a procurar ajuda - sugestão de seu melhor amigo, Ringo Starr (que foi baterista dos Beatles).



Morte:

• Na noite do dia 6 de setembro de 1978, Keith e sua namorada tinham ido assistir a um evento, como convidados de Paul McCartney e sua mulher, Linda. Após jantarem, Keith e a namorada voltaram para o apartamento onde moravam; e então ele ingeriu 32 pílulas de um remédio que o médico o havia receitado para quando ele sentisse vontade de beber. O médico em questão era novo, e não sabia do problema de Keith com overdoses, dando a ele um frasco com 100 pílulas.

• Embora advertido que de que não poderia tomar mais de 3 por dia, Keith ingeriu vários porque se sentia ansioso em se livrar logo do vício por álcool. Estima-se que a ingestão de 6 pílulas deste remédio já seria capaz de matar; tanto que a perícia verificou que as outras 26 ainda nem tinham se dissolvido quando encontraram seu corpo.

• Moon foi cremado e suas cinzas foram espalhadas pelo Gardens of Remembrance, no Golders Green Crematorium, em Londres.



Depois:

• Depois de sua morte, o The Who nunca mais teve um baterista fixo. Quem tem ocupado as baquetas desde 1994 até hoje é, ironia do destino ou não, Zak Starkey - filho seu melhor amigo, Ringo Starr.

• Zak na verdade aprendeu a tocar bateria com Moon, e costumava chamá-lo de Tio Keith.


Keith Moon & Zak Starkey

• Zak, hoje com 43 anos, já foi convidado a se tornar membro efetivo do The Who, mas recusou porque ia começar a tocar com o Oasis (burro), onde ficou de 2004 a 2008, voltando depois para o The Who. Pete, guitarrista e 'dono' do Who, diz que o convite continua aberto até o dia que ele aceitar.

• Keith recebeu diversos tributos e vários trabalhos biográficos (inclusive um que será lançado ano que vem por Roger Daltrey, vocalista do Who), além de homenagens em lugares e filmes. Deixou uma filha e todo um legado de fúria para os bateristas das próximas gerações.

.

Fontes consultadas incluem a página inglesa da Wikipedia. Texto desenvolvido por Emmanuella Conte © em 4/9/09.

5 comentários:

  1. Bom, 32 pílulas é dose hein? Queria morrer bem morrido, rs...

    Deeeixa eu falar da foto abaixo: até hoje não fui pegar as fotos da minha formatura! Seeeempre esqueço! O homem deve estar achando que eu quero dar o calote, isso sim, rs...

    E Manu, eu vou te convidar pro meu casamento, e te dou minha digital, e você se vira nos 30 então! Hahahaha!

    Beeeejo!

    ResponderExcluir
  2. 32 pílulas foi pra acabar com o víco de álcool dele, do filho dele, do neto dele, do bisneto e assim por diante.

    Baterista com pegada assim naquela época deve ter sido uma coisa sensacional, não é a toa q até hj é um dos melhores da história O_O

    q foda, e o Joey do slip é um amador FATO.

    ;**** (L)

    ResponderExcluir
  3. Pois... pois... foi isso mesmo, hahaha! E eu tbm tô parando de comer carne!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. 2 mil????? Tá louco!
    Credo... meu álbum de casamento ficou [um pouco] mais barato!

    As fotos devem estar maravilhosas, então!

    Ou o álbum tem ouro em algum lugar???

    Bj

    ResponderExcluir
  5. Num sabia q vc curtia The Who... dia desses eu passei um tempão na loja de discos ouvindo the who com o vendedor e batendo papo, uhahuahuha

    ;**

    ResponderExcluir

Bom senso, respeito e educação são esperados e sempre bem-vindos nos comentários. Obrigada pela visita!