07/10/2009

John Entwistle

Daqui a dois dias, Thunderfingers completaria 65 anos.

(não farei o post no dia certo porque no mesmo dia seria aniversário de oooutro 'João' que eu admiro ;x)








Vida:

John Alec Entwistle, baixista e co-fundador do The Who. Seu dedilhado furioso no baixo lhe rendeu o apelido de "Thunderfingers", além de ter influenciado baixistas das gerações futuras, como Cliff Burton e Lemmy Kilmister. Ele também foi o pioneiro em algumas técnicas e definiu, com o solo em My Generation, "como deveria soar um solo de baixo"; (também dá pra ver aqui toda a loucura de Keith Moon na bateria xD)

• Além do baixo, tocava inúmeros outros instrumentos, principalmente de sopro, e piano. Estima-se que ele possuía cerca de 200 instrumentos em sua casa. Era também compositor e foi o vocalista de algumas músicas do Who, entre elas My Wife;





Morte:

• John foi encontrado morto no seu quarto de hotel um dia antes do primeiro show da turnê americana, em 2002, aos 57 anos. A causa foi um ataque cardíaco provocado por uma quantidade indeterminada de cocaína. Havia pouca quantidade no sangue, mas foi o suficiente para lhe causar a parada cardíaca, pois seu coração já estava fragilizado em decorrência de outros ataques. Ele e o guitarrista do Who, Pete Townshend, lutaram a vida toda para se livrar do vício (o que obviamente não foi bem sucedido da parte de John);

• Seus instrumentos foram todos leiloados por seu filho para o pagamento de dívidas e impostos;

• John foi cremado e suas cinzas foram espalhadas em local privado;

• John também dedicou grande parte de sua vida levantando fundos para ajudar instituições de caridade. Uma fundação com seu nome foi criada para ajudar crianças carentes a entrarem no mundo da música.




Deixo aqui esse trecho de um show de 2000, onde John, já com seus 55 anos, faz um solo de tirar o fôlego na música 5:15. Enjoy :)



Roger: Quantas vezes você já fez isso na sua vida?
John: *faz 1 com o dedo*

Um comentário:

  1. AH, curti a música! Mas sabe que, já ouvi falar do The Who, mas nunca parei pra ouvir? Hehehehe... Vou ouvir mais!



    Bjão querida!

    FUIZ...

    ResponderExcluir

Bom senso, respeito e educação são esperados e sempre bem-vindos nos comentários. Obrigada pela visita!