01/12/2009

Dicas de como ampliar seu horizonte musical!

Hoje tô disposta a dividir com vocês o(s) meu(s) método(s) de como eu faço pra conhecer tanta banda. Cada um tem seu jeito de conhecer bandas novas, talvez alguns aqui façam exatamente como eu; mas vou dizer como eu faço caso um dia você não saiba mais como mudar um pouco o que anda ouvindo!

Well, aqui vão alguns métodos de busca que vão te garantir ao menos 90% de certeza de que você vai gostar do que achar!


everybody... everybody... everybody... plays guitar :(  - eu não, Aaron :~


• Antes e mais óbvio, procure a página do MySpace e/ou LastFM das bandas que você mais gosta. Em ambos os sites existem espaços para bandas favoritas (no caso do MySpace) e bandas relacionadas/parecidas (no LastFM). As chances de você curtir essas bandas são bem grandes, se estão de certa forma relacionadas à essas que você já gosta :)

Indicações de amigos também é legal, se esses amigos ouvem as mesmas coisas que você e tal, ou se você confia no gosto peculiar de cada um :B oe

• Não que seja muito eficiente, mas às vezes dá certo: as originais dos covers que as suas bandas favoritas fazem. Você pode se surpreender ao perceber que amou a banda que compôs aquilo antes, há. Outra maneira, seguindo o pensamento: se você conhece bem a banda favorita e costuma acompanhar entrevistas e essas coisas, logo vai perceber que os caras sempre dizem que se inspiram em alguém ou coisa assim. Procure conhecer. Gostando ou não, pelo menos assim você entende melhor porque sua banda favorita toca daquele jeito.

Blogs de música. De resenhas, de download, qualquer coisa assim; desde que dê ao leitor ao menos uma introdução: dizer o estilo, com o que (não) se parece, para que você não vá procurando às cegas. Vou citar aqui alguns blogs que são agregadores de blogs de música. Todos eles listam blogs como estes que citei e separam todos por categoria (rock, jazz, blues, hip hop, reggae...), então você já sabe o que procurar na lista: Digital Meltdown; All Music, All Blogs; Freewave; XChannel Blogroll. Muitos dos blogs listados são em português, então não se desesperem ;)

.

Taí, galera, são esses os meus métodos. Normalmente eu uso mais esse último, já tenho uns blogs favoritos e até confio plenamente nos autores de alguns deles. Vai do gosto de cada um escolher os seus favoritos.
Tomara que encontrem novidades e que se divirtam! :)