27/12/2009

Retrospectiva 2009: Álbuns

2009 acabando, finalmente (ou "já"?).

Este ano foi marcado por alguns acontecimentos musicais relevantes ou não para alguns... As mortes de Michael Jackson e Les Paul, Ed Kowalczyk fora do Live depois de 20 anos na banda, John Frusciante fora do Red Hot de novo, o fim do Oasis e de outras bandas menos importantes pra mim :~  e tal.

Há uns meses Luiz e eu estávamos analisando os álbuns que haviam sido lançados este ano... Fui fazer a lista dos que eu já tinha ouvido e até então não tinha me dado conta de quanta coisa desse ano eu já ouvi! Vou dar destaque aqui aos álbuns que tiveram mais destaque pra mim; é uma boa pra quem perdeu - nunca é tarde pra conhecer, não é mesmo? E melhor do que ir baixando/comprando às cegas ;)

Também gostaria de saber quais foram os lançamentos que vocês ouviram e quais tiveram mais destaque, na sua opinião! Me indiquem!

 

(Sei que não precisa dizer, mas ninguém precisa ouvir tudo que eu listar aqui, até porque é bastante coisa. Pode ouvir o que interessar mais e/ou dar um CTRL+D na página pra poder consultá-la sempre que tiver a fim de ouvir outra coisa :) )


*sim, é uma lista bastante incompleta, porque ainda não ouvi TODOS os álbuns que foram lançados este ano, alguns até de bandas que eu gosto!
**provavelmente esqueci de citar algumas, mas deem uma trégua pra minha memória (tô fazendo esse post há 3 meses!).
***álbuns considerados "óbvios" que eu porventura não citar, foi porque eu não ouvi (por falta de tempo ou interesse) ou ouvi e não gostei. De qualquer forma, não dá pra falar de tudo!





Reel Big Fish
Fame, Fortune and Fornication

Fazendo o que mais gostam de fazer: este álbum é todo só de covers , a maior parte sendo de hits dos anos 80, das bandas de glam hard rock que tanto fizeram a alegria dos cabeleireiros da década! Divertido, como sempre; meus detaques vão pra Nothin' But A Good Time (Poison) e Veronika Sawyer (Edna's Goldfish).




The Von Bondies
Love, Hate and Then There's You

Segundo álbum da banda. Apesar do primeiro ter muito mais influência de Blues, este está bem mais contagiante; as músicas ficam na cabeça e, quando você aprende as letras, é impossível não cantar junto. Os backing vocals da guitarrista Christy Hunt e da baixista Leann Banks são o diferencial. Destaques meus para She's Dead to Me (minha favorita) e Blame Game.



Rancid
Let The Dominoes Fall

Depois de looongos 5 anos fazendo outras coisas, o Rancid volta este ano com o Dominoes - um álbum de puro Rancid como o mundo o conheceu: o Punk Rock aqui, o Ska ali, e a impossível-de-esconder felicidade da família estar mais unida do que nunca! Destaques para Last One to Die (we're still around!), Dominoes Fall e L.A. River, cantada pelo baixista Matt Freeman e com o backing vocal mais impossível dos últimos tempos.



Elvis Jackson
Against The Gravity

Eu tava doida pra ter oportunidade de falar desse álbum, pra ele ter a atenção que merece! Como já comentei anteriormente, essa banda é eslovena, e já foi motivo suficiente pra que eu quisesse ouvi-la. O melhor de tudo é que gostei dela logo de cara, ao ouvir justamente este álbum! Depois, conhecendo todo o material da banda, concluí que este é o mais pesado e com letras mais preocupadas e menos felizes (apesar da capa). Bem dividido entre Hardcore e Ska; meus destaques vão para Wake Me Up! e This Time.



Big D & The Kids Table
Fluent in Stroll

Não tem o que dizer, Big D é uma delícia de ouvir, sempre foi e se não mudarem sempre vai ser. Eu acho o jeito debochado do David contagiante! Aqui a banda deu uma leeeve mudada no estilo, e houve a adição de backing vocals femininos no álbum todo - o que eu particularmente achei super legal, deu um ar ainda mais alegre. Este álbum ainda não é meu favorito no lugar do anterior, Strictly Rude, mas definitivamente, Stroll is the new Ska! Destaques meus para Doped Up Dollies On A One Way Ticket to Blood e Fluent in Stroll.



Three Days Grace
Life Starts Now

O álbum mais esperado pela minha lista de contatos do MSN! Totalmente justificado e eu vou dizer por que: o 3DG é incapaz de fazer uma música ruim o.O As músicas aqui estão "grudentas" como sempre, o vocal do Adam, que eu tanto gosto, continuam daquele jeito e as letras estão "de machucar a alma", como diz o Luiz. Destaques para World So Cold e The Good Life.



Dead by Sunrise
Out of Ashes

A banda paralela de Chester Bennington, vocalista do Linkin Park, com os caras do Julien-K. Esse álbum tá viciante! Algumas músicas como Let Down e Morning After já estão rolando entre os fãs de LP já há alguns anos como demos do Chester que nunca foram aproveitadas pra nada... Bom, agora foram, e ficaram com uma super produção! Além destas, destaco ainda Fire, que eu acho linda.



Anti-Flag
The People or The Gun

Provavelmente o grande alívio para os chatos de plantão que se dizem "fãs" do Anti-Flag, mas passaram bem os últimos anos enchendo a boca para chamar a banda de "vendida", por ter assinado com uma gravadora. Pois bem, modafócas, a partir daqui o AF voltou a ser uma banda independente. Tá bom assim? Pessoas esquecem que o AF não é apenas uma banda politizada de Punk Rock; os caras realmente fazem o que dizem. Boa parte do dinheiro das pré-vendas deste álbum, por exemplo, foi doada para instituições. Falando das músicas, é o AF em essência; a raiva, a velocidade, o peso e as letras de revolta e liberdade. Menos "contagiante" que o Bright Lights of America; meus destaques vão para Sodom, Gomorrah, Washington D.C. (Sheep in Shepherd's Clothing) e When All The Lights Go Out.


Gallows
Grey Britain

Comentei uma vez que o Gallows é uma banda insana. Eles ganharam bastante destaque esse ano, com o lançamento desse álbum, e sua consequente aparição no Warped deste ano, onde sua performance no meio do povo deixou a galera doida. Esse álbum é furioso, e tem momentos bonitos em momentos de fúria; um bom exemplo disso é The Vulture (Acts I & II). Outro destaque vai para Misery.


.

Álbuns sobre os quais já havia comentado em posts no decorrer do ano:
• Arctic Monkeys - Humbug
• AFI - Crash Love
• Ringo Ska - Betolzkahitoaparat

Outros álbuns que merecem destaque (ouçam pelo MySpace):
Alguns links estão zoados, não sei por que! Mas cliquem sobre o nome do álbum, ao invés do da banda, que o link vai certo!

...And You Will Know Us By The Trail of Dead - The Century of Self  
(Alternative/Experimental/Rock - destaque: Bells of Creation)
1990s - Kicks  
(Indie/Rock - destaque: The Box)
American Steel - Dear Friends and Gentle Hearts
(Punk/Rock - destaque: Safe and Sound ♥)
Otep - Smash The Control Machine
(Rock/Metal/Alternative - destaque: Run For Cover)
Poolstar - 4  
(Punk/Rock/Pop - destaque: Something in Your Eyes ♥)
Regular John - The Peaceful Atom is a Bomb  
(Garage/Punk/Rock - destaque: We Spell Love...)
The Cribs - Ignore the Ignorants  
(Punk/Indie - destaque: We Were Aborted)
• [coletânea] George Harrison - Let it Roll: Songs by George Harrison  
(Classic Rock - destaque: Any Road ♥)
Cheap Trick - The Latest
(Hard Rock/Classic Rock - destaque: Everybody Knows)
Queen City Station - Queen City Station [álbum de estreia da banda, perfeito!]
(Punk/Rock/Folk - destaque: Glen Falls)
The Leeches - Eat The Leeches
(Punk/Rock - destaque: Zombies Are Coming)
Huntingtons - Punk Sounds
(Punk/Rock - destaque: Too Late)
The Mighty Mighty Bosstones - Pin Points & Gin Joints
(Ska/Punk/Hardcore - destaque: ouçam todas que têm ali, o cd tá ótimo!)


Outros álbuns lançados (ouçam pelo MySpace):
The Sleeping - What It Takes
(Alternative/Rock/Metalcore - ouça: You'll Be A Corpse Before Your Time)
The Architects - The Hard Way  
(Punk/Rock - ouça: Bastards at the Gate)
Banner Pilot - Collapser  
(Punk/Pop Punk - ouça: Skeleton Key)
Gentlemen Prefer Blood - Illegitimi Non Carborundum  
(Punk/Rock - ouça: J A G)
New Tomorrow - We're Counting on the Youth 
(Punk/Rock/Hardcore - ouça: Hang Them High, So They Can't Run Away)
The Thermals - Now We Can See  
(Alternative/Rock/Indie - ouça: Now We Can See)
Baddies - Do The Job
(Alternative/Post-Punk - ouça: Battleships)
The Apers - You're Only As Strong As The Table You Dance On
(Punk/Rock/Comedy - ouça: 24 Bottles of Fun - as mais legais eles não colocaram lá!!)
Stereophonics - Keep Calm & Carry On [adoro Stereo, mas não coloquei na lista acima pq achei esse álbum mais fraco que o último deles]
(Rock/Alternative - ouça: Innocent)
Victims of Circumstance - Roll The Dice  
(Punk/Ska - ouça: This Riot Used to Be a Party)
The Answering Machine - Another City, Another Sorry
(Alternative/Rock/Indie - ouça: Obviously Cold)
The Real Deal - Fun
(Punk/Rock/Ska - ouça: Without Argument)
This Is A Standoff - Be Disappointed
(Rock/Hardcore - ouça: The Light Is Still On In Broadmoor)


Observação importante:

• O Carbon/Silicon lançou álbum novo este ano, The Carbon Bubble, que está inteiramente disponível pra download grátis no site da banda, mas até agora não consegui baixar nenhuma faixa! Não sei se por falha na minha conexão ou se tem a ver com o site; mas ainda estou esperando algum blog upar o álbum em algum host pra eu poder baixar tudo de uma vez. DIK


Lançamentos previstos para 2010:

Black Rebel Motorcycle Club - "Beat The Devil's Tattoo"
Bullet For My Valentine [sem título ainda]
Linkin Park [sem título ainda]
Bad Religion [sem título ainda]
Dropkick Murphys [sem título ainda]
The Gaslight Anthem [sem título ainda] - ansiosa
Pennywise [sem título ainda]
Red Hot Chili Peppers [sem título ainda]
Social Distortion [sem título ainda] - ansiosa
Supergrass - "Release The Drones"
Stone Sour [sem título ainda]

• para saber se suas bandas favoritas irão lançar algo ano que vem, consulte aqui.


ATENÇÃO:

Este post está sendo escrito desde Outubro, então é possível que algum link não esteja mais disponível; vou conferindo ao decorrer dos meses, mas não garanto que no dia que for postado esteja tudo 100%, posso deixar passar alguma coisa; peço desculpas desde já.



Tentei completar o post, mas foram lançados MUITOS álbuns este ano, e nem que eu quisesse ia conseguir citar todos x.x Em geral, álbuns daquelas bandas underground que só eu conheço :B De qualquer forma, os mais importantes pra mim estão aí.

3 comentários:

  1. BARALHO!

    A maioria desses albuns vc que me apresentou! =DDDD

    O do 3DG tá MEGA grudento MESMO!!

    ;**

    ResponderExcluir
  2. Valeu Manuuuuu!!!
    Bacana, espero que curta. Dps me diga se gostou (ou não.. heheh).

    Olha, ia deixar um comentário neste só mais pra frente, mas aproveitando a passagem....ele tá do caralho!! Po vc teve mó trampo pra fazer, tudo detalhadinho, altas informações....não tenho metade desse seu senso de organização. hahah
    Enfim, ainda estou baixando alguns dos seus álbuns preferidos de 2009 e fazendo a minha lista, pra deixar um comentário completo, então aguenta mais pouquinho aeeee!! =)

    Um ótimo Ano Novo pra você! Continue com seu ótimo trabalho no blog.

    Bjoss

    ResponderExcluir
  3. Tá eu sei, mas antes tarde que nunca. hahahah

    Dos albuns que postou só não consegui baixar o "Dead by Sunrise - Out of Ashes" e até acho que vou curtir, mas perdi a paciência de procurar, dps tento de novo.
    O último do RBF tb me agradou bastante, ficou bem divertido. O Fluent in Stroll do Big D...ficou mto bom, e não sei dizer se prefiro este ou o trabalho anterior (acho que este), ah, o Rancid passou 5 anos sem lançar nada pq o seu querido Tim Armstrong não arranja tempo pra banda hauehauhauh, sabemos como o cara se mete em tudo qto é projeto.

    Bom, vou deixar minha lista aqui antes mesmo de fazer o post no meu blog "awards 2009", (lista que cheguei a alterar trocentas desde que comecei a pensar em faze-la e não duvido que chegue a alterar até postar no blog). Lá vai:

    1. Kero One - Eraly Believers
    rap/jazz
    Droga, fui inventar de vasculhar essas paradas e acabei descobrindo este sul-coreano (ou americano com descendência sul-coreano, não lembro agora), que mistura rap com jazz. Mto foda.

    2. This is a Standoff - Be Excited
    Esse vc conhece, nem preciso comentar.

    3. Tokyo Ska Paradise Orchestra - Paradise Blue
    Album SENSACIONAL!!! Esses Japas mandam demais. disponível no blog.

    4. Big D and The Kids Table - Fluent In Strol (2009)
    Este já comentei acima. Foda!

    5.Breakestra - Dusk Till Dawn (2009)
    Funk Californiano de primeira. Mto bom, pretendo postar no blog.

    6. Strung Out - Agents of The Underground
    Album por demais esperado ano passado. Gostei bastante e, no blog cheguei a dizer que preferi este ao anterior, agora já não sei mais. Mas gostei bastante, sem dúvidas. heheh

    7. Rancid - Let The Dominoes Fall
    Gostei, mas esperava mais. Mas enfim, Rancid é Rancid, e mesmo quando fica abaixo das expectativas (na minha opinião), fica bom!!

    Po, que me lembre no momento é isso. Tem mais, mas não lembro agora de cabeça. De qualquer modo, foi fazer um post com maiores detalhes, e tentar caçar uns clipes pro pessoal conhecer as bandas.

    Valeuu!!

    ResponderExcluir

Bom senso, respeito e educação são esperados e sempre bem-vindos nos comentários. Obrigada pela visita!