Pular para o conteúdo principal

Cover: While My Guitar Gently Weeps

Da outra vez eu disse que não tinha certeza se isso também seria um especial. Ainda não sei, mas este cover eu preciso postar.

Esses dias atrás eu redescobri um CD que estava soterrado em meio a tanta porcaria que tá largada no escritório da minha casa. Chama-se "Beatles Forever", e é uma compilação de covers feitos por vários artistas famosos, como Elton John, Steve Wonder, David Bowie e outros. Coloquei pra tocar e foi uma verdadeira sessão nostalgia; eu ouvia esse CD direto quando era mais nova, antes mesmo de conhecer grande parte das versões originais.

Aí começou a versão de While My Guitar Gently Weeps, feita pela The Jeff Healey Band, e eu me reapaixonando pela voz do cara. Cliquei no ícone do LastFM pra ler sobre a banda, cujo nome me era completamente desconhecido. Aí fui apresentada à Jeff Healey, e agora digo foi a descoberta tardia mais feliz e triste que fiz nos últimos tempos.

Apresentando muito sucintamente, só para que vocês entendam,

Jeff Healey nasceu no Canadá, em 25 de março de 1966, e foi adotado ainda bebê. Com menos de um ano de idade, desenvolveu um tipo raro de câncer que o deixou cego, tendo seus dois olhos removidos e substituídos por artificiais. Aprendeu a tocar violão ainda com 3 anos, desenvolvendo sua técnica única de tocar com o violão deitado sobre seu colo, utilizando todos os 10 dedos - estilo que o caracterizou a vida toda. Montou sua primeira banda com 17 anos de idade, e logo depois surgiu o The Jeff Healey Band, um trio de blues/jazz/rock que fez muito sucesso por lá, e teve até uma indicação ao Grammy de Melhor Performance de Rock Instrumental. Tanto banda quanto ele próprio fizeram turnê com vários artistas consagrados do estilo. Infelizmente, em 2007, o câncer voltou a atormentar Jeff Healey e, embora tenha sido operado, os sarcomas voltaram e então em 2008, com 41 anos, ele veio a falecer. Ele deixou esposa e um casal de filhos - o mais velho, inclusive, tendo a mesma doença do pai.

Então, obviamente, o post de hoje será em homenagem a essas duas pessoas por quem tenho grande admiração e respeito: Jeff Healey e, como verão, George Harrison.

Clique para conferir original de cover de While My Guitar Gently Weeps (com respectivas infos):





do Concert For Bangladesh, 1971

► Esta música foi lançada no duplo The Beatles (ou The White Album); a composição é de George Harrison e sempre foi executada por ele em sua carreira solo. A ideia para a letra veio quando ele lia o I Ching. No momento de gravar, ele sugeriu que o seu melhor amigo, Eric Clapton, fizesse a guitarra solo; o amigo ficou relutante pois sabia que os beatles não admitiam "estranhos" em suas gravações, mas ele acabou concordando, no final. E melhor do que isso: ajudou a manter a paz no estúdio.



► A versão de Jeff Healey saiu no álbum Hell To Pay, de 1990; contando com a participação de George Harrison nos backing vocals.


A canção, como boa clássica que é, recebeu inúmeras versões. Para conhecer as outras, confira a lista aqui.


Queria deixar um vídeo-bônus aqui pra vocês, mas todos os que achei no YouTube estão com a incorporação desativada ¬¬ De qualquer forma, deixo aqui o link pra quem quiser ver. É uma apresentação muito emocionante da música no Concert For George, feito por sua família e amigos uns meses depois de sua morte. Neste vídeo estão Eric Clapton e Jeff Lynne nas guitarras, Dhani Harrison (seu filho) no violão, além de Paul McCartney no piano e Ringo Starr na bateria; entre outros músicos:


Post enorme, não? Espero que tenham gostado, fiz com o maior prazer ♥

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas das bandeiras mais interessantes do mundo

As bandeiras dos países do mundo são mais do que uma demonstração de cores e padrões: cada detalhe - a escolha e predominância das cores, as faixas, os símbolos, as formas - carrega um significado histórico e/ou cultural que ensina muito sobre o país representado. Selecionei para essa postagem algumas das histórias mais interessantes.
(Não vou falar da nossa Auriverde porque todos nós já estamos carequinhas, certo?)



Reino Unido Union Flag ou Union Jack (azul, vermelho e branco)
Essa bandeira não é a da Inglaterra, como muitos pensam, mas representa os quatro países que formam o Reino Unido: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Esse desenho é usado desde 1801, quando a Grã-Bretanha se uniu à Irlanda do Norte, e é uma mistura das bandeiras desses países: a cruz vermelha de São Jorge (patrono da Inglaterra) sobre a cruz branca de São Patrício (padroeiro da Irlanda), por sua vez sobre a cruz de Santo André (padroeiro da Escócia). O País de Gales não está representado na …

O Dia dos Namorados e a visão de romance por uma assexual arromântica

Vejo que isso vem mudando lentamente, mas, como regra geral, todo mundo é naturalmente criado e tratado como heterossexual (e, consequentemente, heterorromântico). Eu, claro, cresci com essa absoluta certeza e não questionei isso até meados dos meus 20 anos. Até então, achei que eu só era mais "devagar" pra certas coisas, mesmo. Mas vamos ter que voltar um pouco e compartilhar informação demais.
Como expliquei na página de educação e visibilidade, o fato das orientações sexual e romântica serem coisas separadas e muitas vezes não serem correspondentes é o que mais confunde quem demora a "sair do armário". Eu mesma ainda me vejo questionando ambas, embora esteja convencida de que estou, ao menos, em algum espectro de ambas (confira a página mencionada). Não posso falar por todos os assexuais arromânticos porque, obviamente, cada pessoa é diferente da outra e as coisas são diferentes pra todo mundo. Então vou falar por mim.
Embora só tenha percebido isso recentement…

Conhece o teste de personalidade Myers-Briggs?

O MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) é um teste psicométrico altamente difundido pelo mundo, embora não seja completamente validado pela psicologia.
Baseadas nas teorias tipológicas propostas originalmente por Carl Jung, Katherine Briggs e sua filha Isabel Myers desenvolveram este indicador na época da Segunda Guerra com a intenção de que, com tal teste, as mulheres descobrissem que trabalhos poderiam desempenhar com mais eficiência e conforto de acordo com os aspectos das suas personalidades. 
O teste considera 16 tipos de personalidades, representados por siglas que são combinações de quatro dicotomias. São elas:


EXTROVERSÃO x INTROVERSÃO SENSORIAL x INTUIÇÃO RAZÃO (Thinking) x SENTIMENTO (Feeling) JULGAMENTO x PERCEPÇÃO

Os 16 tipos são, portanto (clique para ampliar):



Ao realizar o teste, que consiste de várias perguntas a respeito de suas preferências pessoais, o indivíduo é apresentado a um relatório com a sigla das quatro dicotomias que representam seu tipo de personalidade. Um tes…