06/06/2010

 

~ The Ocean ~
Against Me!

Se eu pudesse ter escolhido onde Deus teria escondido seu céu,
Eu desejaria que ele estivesse no sal e nas ondas do oceano,
Carregado pelas correntezas até as costas de todos os continentes,
Alcançando profundidades onde a luz do sol nunca esteve.

Misturado às algas e corais,
Aspirado pelos tubarões e golfinhos,
Navegado por navios-tanque, iates particulares, nadado por turistas,
Subindo através das baías, lagos e rios, pântanos e estuários.

Descendo através do calcário de um aquífero,
Purificado pelo condado, bombeado por canos e saindo por torneiras,
Entrando em copos para saciar a sede das nossas crianças.

Se eu pudesse ter escolhido, teria nascido mulher,
Minha mãe uma vez me disse que me chamaria de Laura;
Eu cresceria e seria forte e tão bonita quanto ela.
Um dia eu encontraria um homem honesto e ele seria meu marido,
Nós teríamos dois filhos, construiríamos nossa casa no Golfo do México.

Nossa família passaria os dias quentes de verão na praia, juntos,
O sol beijaria nossa pele enquanto brincávamos na areia e na água.
Nós saberíamos que amávamos uns aos outros sem precisar dizer;
À noite nós dormiríamos com as janelas da nossa casa abertas,
Deixando o ar fresco do oceano soprar sobre os ombros queimados dos nossos filhos.

Existe um Oceano na minha alma,
Onde as águas nunca se curvam.





Desde que a ouvi pela primeira vez e acompanhei a letra, me apaixonei por essa música. Muita gente diz por aí que não entende o que Tom Gabel quis dizer com "desejar ter sido uma mulher", interpretam ao pé da letra e dizem coisas como ele admitir ser bissexual ou qualquer coisa assim. 

Essa música é linda e o significado dela, a meu ver, vai muito além disso. O Oceano representa o Céu, como está claro. Mas ao associar o céu ao oceano, ele quis dar a ideia de um lugar acessível a todos, não a aqueles que o buscam de maneiras erradas. Todos merecem o céu, e ele não seria de uma determinada elite. E a visão de ser uma mulher e constituir família, é só a visão dele de uma vida feliz.

Mas isso sou eu. Como disse num post pra trás, uma da belezas da música é você ter a liberdade de interpretá-la como achar melhor. ;)

Um comentário:

  1. Curti, é a primeira vez que leio a letra desta música, usasse twiter iria até twitar hahah. Quando li esta parte da mulher logo pensei "COM CERTEZA, devem ter falado umas por causa desta parte", Tom Gabel não escreve para fazer média, interpretação realmente vai de cada um. Mas com uma letra dessa, acho besteira alguém prender a este trecho.


    Against Me! é foda!!
    sem mais.

    ResponderExcluir

Bom senso, respeito e educação são esperados e sempre bem-vindos nos comentários. Obrigada pela visita!