28/06/2010

CD Monday: The Clash » "London Calling"

Pra aproveitar o aniversário de Mick Jones, a indicação desta semana será o clássico e um dos meus álbuns favoritos ever. London Calling já ganhou post especial de aniversário, ano passado - se quiserem conhecer alguns detalhes técnicos, históricos e importantes da obra, sugiro que confiram o post!



Lembro que o comprei Americanas da rodoviária de Goiânia, só não me lembro exatamente quando; acho que foi na volta da viagem à Curitiba, há uns anos. De qualquer forma, lembro que tava tipo R$15. Me lembro também que o comprei especialmente porque tinha Train In Vain. Sim, eu sabia que London Calling era um clássico e tudo o mais, mas até então eu não conhecia muito do Clash além das músicas de sempre, então arrisquei levar um álbum de 19 faixas por causa de uma, que era a minha favorita e ainda é uma delas até hoje. Quando voltei pra casa e fui ouvir, esse CD ficou no meu som por dias a fio, eu escutava e escutava de novo. É o tipo de álbum que não dá pra enjoar, ele tem tantos estilos diferentes que você pode se dar ao luxo de ouvir o que preferir no momento. O encarte contém as letras das músicas escritas à mão numa letra bonitinha que eu acredito ser de Joe Strummer; além de várias fotos tiradas por Pennie Smith, que imortalizou Paul Simonon na capa, moendo o baixo em seu acesso de fúria contra a apática platéia americana.


Artista: The Clash
Álbum: London Calling
Ano de lançamento: 1979 (1980 na América)
Origem: Reino Unido
Gênero: Punk Rock (e eventual Ska, Reggae, Jazz, Soul e Rockabilly)
Tracklist:
  1. London Calling
  2. Brand New Cadillac
  3. Jimmy Jazz
  4. Hateful
  5. Rudie Can't Fail
  6. Spanish Bombs
  7. The Right Profile
  8. Lost In The Supermarket
  9. Clampdown
  10. The Guns of Brixton
  11. Wrong 'em Boyo
  12. Death Or Glory
  13. Koka Kola
  14. The Card Cheat
  15. Lover's Rock
  16. Four Horseman
  17. I'm Not Down
  18. Revolution Rock
  19. Train In Vain (Stand By Me)

(Em 2004 foi lançada uma edição comemorativa de 25 anos do álbum. Ela vem com um disco extra com as demos das canções - velha conhecida dos fãs, até então era um bootleg chamado "The Vanilla Tapes" - e DVD com um documentário sobre a gravação do álbum, entrevistando todos eles [obviamente, antes da morte de Joe Strummer, em 2002]. Essa edição comemorativa é um tanto de nada mais cara que o álbum normal, mas nada que o YouTube não tenha me resolvido ;x)


London Calling + Train In Vain (live '80)

4 comentários:

  1. Clááááááááaááaáááaááááássicoooooo \o/
    não conheço muita coisa mas The Clash é fodão, baixarei ;*

    ResponderExcluir
  2. Essas Americanas... sempre com uma boa oferta inesperada.

    ResponderExcluir
  3. Hoje fui no shopping resolver umas questões do estágio numa empresa que fica do lado das Americanas. Aproveitei para dar uma passada lá, tava com tremenda promoção de CDs e DVDs. Vários albúns clássicos pela bagatela de R$9,99 (AC/DC, Sade. The Offspring, Michael Jackson etc). Vi este cd do The Clash e na hora lembrei deste post. Até hoje ouvi mto pouco da banda, mas fiquei tentado a comprar, principalmente pelo preço. No final das contas acabei "sendo convencido" a comprar, muito por conta deste post. Portanto, se eu não gostar, fique sabendo que a culpa será SUA!! UAUHAEUHuuAHuuh

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de ser uma biblioteca musical como você *____*

    E eu gosto de The Clash! Graças a vc e a Garotones! hehehe

    ;**

    ResponderExcluir

Bom senso, respeito e educação são esperados e sempre bem-vindos nos comentários. Obrigada pela visita!