16/06/2010

Emmanuella, a desertora.

Ok, tava na hora de eu me pronunciar sobre as novidades.
Alguns já sabem, outros acho que ainda não, e outros nunca saberão (felizmente, estes não sabem deste blog). Em agosto vou voltar a estudar, vou começar a fazer Jornalismo.


Quem já me conhece há mais tempo sabe que eu me formei na faculdade de Biologia em janeiro do ano passado. De lá pra cá, não pude dar continuidade nos estudos como eu pretendia. Aqui na cidade não abriu nenhum curso de Pós-Graduação na minha área (pra não ser injusta, abriu um de Biologia Celular e Molecular, que não é a minha praia; e, mesmo que eu decidisse fazer esse mesmo, nunca chegou a formar uma turma). Nas cidades vizinhas ou na capital, os únicos cursos de Pós-Graduação ou Mestrado na área de Biologia são ou voltados à área da Saúde ou de alguma forma ligados à Agroindústria.

O único lugar onde achei algo que me interessava fazer, o Mestrado em Comportamento Animal, era em Brasília, na UnB. Mas ir morar longe implica em certos fatores: Pra eu tentar conseguir uma bolsa, não posso ter qualquer vínculo empregatício. Ou seja: morar fora sem ter como me manter. Se eu arrumasse um emprego pra me sustentar, adeus bolsa de Mestrado. E aí mais as despesas absurdas do curso. Além disso, deveria entrar já com uma proposta de projeto pronta, coisa que não tenho e não fazia ideia de como fazer. Então desisti da ideia do Mestrado e fiquei esse um ano e meio tentando descobrir o que fazer. Fiz cursos pela internet e na própria Universidade onde me formei, pra não me distanciar da "profissão".

Também corri atrás de concursos. Os com vagas para biólogos não foram muitos, mas não pude prestar nenhum deles por não ter feito minha inscrição no CRBio. Não fiz minha inscrição no Conselho porque a anuidade é uma facada e eu sequer estava exercendo a profissão, como eu iria entregar o relatório exigido? Então nada de concurso na área também. Sou contra a ideia de fazer concurso por fazer, pra ter um emprego estável em qualquer coisa. Eu não estudei 4 anos de Biologia, não enfrentei Bioquímicas e Anatomias e outras coisas igualmente tensas pra ser caixa de banco (com todo o respeito). Mas procurei emprego nas outras poucas coisas que sei fazer, como serviço de biblioteca. Me dispensaram na hora porque eu tenho um curso superior em uma área que não tem nada a ver com aquilo, mesmo que eu tenha a experiência no emprego. Em outros empregos fui igualmente dispensada porque meu currículo não tem experiência em mais nada que não seja dar aulas de ciências.

Aí todo mundo (todo mundo mesmo) me pergunta: por que você não é professora, então? Me dou bem na coisa, até, minhas aulas costumavam ser elogiadas. Mas eu não tenho jeito nenhum com crianças e jovens e não sei me impor e exigir respeito. Minha intenção nunca foi ser professora. Se fosse, teria feito Letras mesmo ao invés de Biologia (como inclusive era a minha vontade inicial). Eu até toparia dar aula no Ensino Superior, mas aí precisaria de ao menos uma Pós-Graduação, e assim voltamos ao problema inicial.

Vejam bem, deve ter gente a essas alturas pensando que se eu me esforçasse mais, acabaria conseguindo alguma coisa. Mas a verdade é que ser bióloga nunca foi um sonho meu e, embora eu ame Biologia e seja apaixonada pela teoria, a prática não é pra mim. Eu optei pela Biologia 3 meses antes do vestibular, por falta de opção. Não me arrependo de ter feito a faculdade, e acredito que nenhum tempo ou dinheiro investido em educação seja desperdiçado. Mas, se fosse algo que eu realmente quisesse pra minha vida, tivesse sonhado por anos, eu meteria a cara e iria atrás desse sonho. Mas não é, e volta e meia me bate a sensação de escolha errada. 

Tento não me culpar por isso e meus pais nunca me jogaram na cara nada a esse respeito, no que lhes sou eternamente grata. E, se eu tenho o apoio incondicional deles, a opinião de certas pessoas não me vale de nada. "Jornalismo não dá dinheiro", "Mas jornalista nem precisa mais de diploma", "Vai voltar pra trás?". Não planejo ser rica, não ligo pra diploma, quero a experiência, e não estou voltando atrás: estou indo pra frente. Pela primeira vez na vida sinto que fiz uma escolha certa e estou animada com ela, então não tentem me desanimar ;)

Enfim, a escolha foi feita. As providências pra matrícula foram todas tomadas, e em agosto estou eu começando a vida nova. Com duas faculdades no currículo, quero ver o que arrumo. A outra instituição dá espaço pra estágio e apoio aos alunos, ao contrário da antiga. Vou cortar algumas matérias e ter um bom desconto, além de tudo. É, não vejo a hora de começar.




11 comentários:

  1. Manuuuuuuuuuuuuuuuuuuu


    Parabéns pela escolha.
    Aqui no Brasil as coisas são injustas, ou você tem experiência e não tem graduação, ou você tem a graduação e não tem experiência.. Foda né ????

    Mas quero te dizer que o mais difícil você já fez, que foi escolher.

    Escolha ser feliz.
    Escolha o que te faz bem e foda-se os outros !!!!

    Como blogueiro, musicólotra e amigo virtual, fica aqui meu abraço e meus votos de que você aproveite muito o curso de Jornalismo.

    Beijos moça.

    ResponderExcluir
  2. Ops :

    Musicólatra !!!!!!!!!!!!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. (...)sinto que fiz uma escolha certa

    Essa é a melhor sensação que existe após tomarmos uma grande decisão. Parabéns!! \o//

    Apesar de só te conhecer pela net, acho que tem tudo a ver.

    Sucesso nesta nova empreitada!!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Muito³ obrigada, Marcello e Rafhael :D

    Vocês não imaginam o quanto esse apoio me anima, de verdade.

    ResponderExcluir
  5. Manu, na sinceridade do meu ser, quase chorei lendo teu post, kkkk!

    É sério! A melhor coisa que tu faz é ir atrás do que realmente quer. E não seja professora sem MUITA certeza. É uma frustração que dá mto trabalho, rs...

    Fiz curso Normal porque queriAM. Fiz concurso porque queriAM e na minha cidade não tinha emprego pra mais nada. Fiz Pedagogia pra cavar uma promoção (que nem saiu ainda, já que o diploma nem saiu tbm, acredita???). Agora, aos 27 eu digo que isso NÃO é minha vocação, mesmo que eu faça bem, e com carinho, todos os meus dias acabam como se faltasse algo. E não vale a pena ser assim. Se vc tem como, corra atrás do seu sonho.

    Se eu descobrir um dia qual é o meu, vou correr, rs...


    Bjinhos.


    FUIZ...

    ResponderExcluir
  6. Ah, jornalismo é a sua cara. Jogar fora tanta criatividade assim em uma sala de aula, vou te contar, não pode mesmo não!

    E foi mó fácil conseguir esse esqueminha da faculdade, muito mais fácil que caçar emprego na área de biologia. Mas é isso aí, você merece!
    (E jornalismo dá dinheiro sim! Hm!)

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela escolha e por ter se decidido no que fazer!!!
    Eu ainda estou no limbo... não faço idéia do que faço dessa vida!

    Acho que vc tem tudo a ver com jornalismo! Vc escreve super bem, fala super bem e guarda informações como ninguém! O fato da instituição ajudar com estágios e tals é muito importante para o currículo! Se não fosse o estágio que fiz na Orsa nunca teria arranjado o 1º emprego!

    Sucesso nessa nova jornada, que nunca poderá ser considerada retrocesso e sim uma nova batalha e mais conhecimento!

    Te vejo no jornal da noite, hehe
    Bjooo

    ResponderExcluir
  8. Legal, Manu. Aceite os votos de felicidades de alguém que até hoje não tem muita certeza se escolheu certo, mas esperou muito tempo para se questionar sobre isso. Beijão.

    ResponderExcluir
  9. parabéns pela nova empreitada. Não ligue para o que os outros dizem, o que importa é a gente fazer algo que realmente gosta. Sucesso! Abraço

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Você já quase começando a facul e eu nem tava sabendo! O.o Realmente não devo me ausentar daqui.

    Eu já pensei tanta coisa sobre essas mudanças pelas quais "temos" que passar. Hoje e acho que por um bom tempo pensarei que o que te faz feliz, dentro do possível e digno, é o que se deve fazer. Se é o que parece certo pra você, se você tem condições e determinação pra fazer, faça! É muito fácil ficar falando mal mesmo, mas arrumar um bom emprego, aliás, "apenas" arrumar um emprego, não. Espero que você goste de cursar Jornalismo e que se dê bem na área, mas se não for o caso, continue em busca do que realmente vai combinar com você.

    Boa sorte, querida!

    s2

    ResponderExcluir

Bom senso, respeito e educação são esperados e sempre bem-vindos nos comentários. Obrigada pela visita!