18/07/2010

CD Sunday » The Who, "Live At Leeds"

Esse álbum em vinil deve ser uma paulada. O dia que eu for rica e arrumar um vinyl-player e readquirir meus álbuns prediletos em vinil, esse será um deles, for sure. A primeira versão do álbum, em LP, continha apenas 6 músicas. Em 1995 surgiu a versão em CD com muito mais músicas da apresentação. O que eu tenho é a edição deluxe que saiu em 2001, que vem com um disco a mais: a performance ao vivo praticamente na íntegra do álbum Tommy. Essa apresentação em Leeds capta toda a energia que o Who sempre demonstrou em todas as suas apresentações - ainda até hoje, depois de sexagenários. Keith Moon demolindo sua bateria, John Entwistle o acompanhando no baixo, Pete Townshend com medo de não ser ouvido e mandando ver na sua guitarra, e Roger Daltrey simplesmente cantando e gritando sobre tudo isso junto; e tudo numa harmonia inspiradora. O que no começo foi considerado apenas um bootleg (até com a embalagem simples de um), se tornou "o melhor álbum ao vivo de rock", segundo a crítica.



Eu o ganhei de presente de Natal do meu pai, no ano passado, quando fomos passar uma tarde em Goiânia. Infelizmente é o meu único CD do The Who, mais porque nunca vi outros por aí (pela internet até hoje não encontrei nenhum por menos de 40 reais). O encarte é rico em detalhes justamente por ser uma edição deluxe: tem muitas fotos, uma resenha do show, comentário sobre cada faixa do álbum, entrevista com o Pete e o Keith sobre a apresentação e comentário sobre a edição em questão; além de scans da embalagem original do vinil: Pete espirituosamente incluiu na embalagem uma cópia de uma carta de recusa da EMI, entre outras pequenas pérolas.

Artista: The Who
Álbum: Live At Leeds
Ano de lançamento: 1970 (LP), 2001 (CD deluxe edition)
Origem: Reino Unido
Gênero: Rock
Tracklist:
CD 1:
  1. Heaven And Hell
  2. I Can't Explain
  3. Fortune Teller
  4. Tattoo
  5. Young Man Blues
  6. Substitute
  7. Happy Jack
  8. I'm A Boy
  9. A Quick One, While He's Away
  10. Summertime Blues
  11. Shakin' All Over
  12. My Generation
  13. Magic Bus
CD 2:
  1. Overture
  2. It's A Boy
  3. 1921
  4. Amazing Journey
  5. Sparks
  6. Eyesight To The Blind (The Hawker)
  7. Christmas
  8. The Acid Queen
  9. Pinball Wizard
  10. Do You Think It's Alright?
  11. Fiddle About
  12. Tommy Can You Hear Me?
  13. There's A Doctor
  14. Go To The Mirror
  15. Smash The Mirror!
  16. Miracle Cure
  17. Sally Simpson
  18. I'm Free
  19. Tommy's Holiday Camp
  20. We're Not Gonna Take It




Infelizmente não existem filmagens deste show pois, como eu disse anteriormente, a gravação seria apenas um bootleg, mas acabou virando algo maior devido à qualidade. Aparentemente este é o único registro em vídeo do show, são pedaços de várias músicas e o foco fica quase todo em Pete e Keith. Mas fica aí pra dar uma ideia do que aguardar do álbum. O áudio de algumas outras canções retiradas do álbum estão por todo o YouTube, cacem lá.

Vou fechar com uma das fotos que tem no encarte, a título de comparação com a foto que aparece ali junto com o meu CD. Lá está Roger Daltrey em 2010, aqui está Roger Daltrey em 1970:

hehe.