12/01/2011

Jimmy Cliff

Galera por aqui sabe que eu, apesar de ouvir muito e adorar Ska, não sou lá muito fã de Reggae, salvo raras exceções. Uma dessas raras exceções é Jimmy Cliff, que conheci e comecei a amar por indicação da minha mãe.

Cliff, nascido James Chambers, é um cantor jamaicano de Ska e Reggae. Aos 62 anos, é o único músico vivo a ostentar a Ordem ao Mérito, nomeação de honra máxima concedida pela Jamaica a seus artistas e cientistas. Começou sua carreira muito cedo, e lançou seu primeiro hit aos 14 anos, depois de alguns insucessos.

Ao contrário de seus conterrâneos, Jimmy Cliff não é rastafari. Chegou a se converter ao islamismo, mas se aprofundou no conhecimento sobre todas as outras religiões.

Este ano, Cliff entrou para o Rock and Roll Hall of Fame. Bob Dylan elogiou suas composições, e muitas de suas canções foram regravadas por bandas como os Rolling Stones, Billy Idol, Lenny Kravitz e muitos outros.

Talvez o nome dele não lhes traga nenhuma lembrança, mas com certeza vocês já o ouviram por aí. Um exemplo clássico faz parte da trilha sonora do Rei Leão: Hakuna Matata! :)


Outra conhecidíssima é a sua versão de I Can See Clearly Now:


Jimmy Cliff tem uma porção de clássicos; eu poderia listar um monte deles, mas vou deixar isso com vocês!