01/02/2011

Never mind the bollocks...

... here's the


Ou a banda responsável pelo que o mundo conhece como "punk". Por mais que eles na verdade tenham destruído tudo o que o punk deveria significar.

Não é segredo que os Pistols foram "fabricados" pelo gênio empresarial Malcolm McLaren como forma de divulgar a grife de sua esposa, Vivienne Westwood, já que o punk tava na moda. "Sex" era o nome da loja de roupas e acessórios em couro que o casal possuía. As "pistolas" da loja eram a banda. E daí vem o nome.

Assim como também não é segredo que o equipamento deles foi praticamente todo roubado do staff do David Bowie.
Não é segredo que eles não sabiam tocar, a princípio, e que eles chutaram o único membro da banda que era realmente músico porque ele queria, bom, ensinar os outros a tocar.
Não é segredo que eles colocaram o coitado do Sid Vicious no lugar do cara só porque ele tinha um visual legal, mesmo que, como músico, fosse ainda pior que os outros.
Não é segredo que, no começo, eles tinham um guitarrista tocando escondido atrás do palco enquanto o guitarrista da banda fingia que tocava. E também não é segredo que o baixo de Sid nem ao menos era plugado durante os shows.

Ainda assim, com apenas um ano e meio de carreira, os Sex Pistols fizeram história e até hoje não há quem nunca tenha ouvido falar neles. Os Pistols foram os primeiros a associar o punk à anarquia e a xingar a rainha por diversão. Foram os primeiros a soltar um palavrão ao vivo na TV em rede nacional e, consequentemente, a fazer a Inglaterra ter medo da influência do Punk na juventude da época — quando tudo o que o Punk queria era abrir a mente da juventude à todos os problemas que assolavam o país e fazer com que todos fizessem sua parte sobre isso. Mas não, os Pistols não tavam nem aí pra isso. Para eles, era só get pissed and destroy.

É, os Pistols nunca foram muito bem vistos no movimento punk. Mas não há como negar que o Punk, por bem ou por mal, só se tornou um movimento em massa por causa deles. Depois do visual chocante e a anarquia despreocupada que a banda mostrou publicamente, todo mundo queria ser punk. Os Pistols tiraram os punks das garagens e dos porões e fez o povo se mostrar. Mas, também por causa deles, o punk se tornou uma palavra proibida e até hoje nos dicionários de língua inglesa é termo pejorativo. Os shows, que antes eram só "shows de rock", passaram a ser difíceis de ser autorizados porque agora eram "shows de punk". Tudo tem seu preço. Eles apanharam muito, foram presos muitas vezes, provocaram bastante e tão aí, até hoje, desfrutando da fama.

E, se me perguntarem, apesar de tudo isso, eu adoro esses caras.


Em 1977:


E em 2007 com Glen Matlock, o baixista original:

3 comentários:

  1. Ow, a história deles parece até com Restart O_O

    tirando a parte suja (pensa)

    ResponderExcluir
  2. Vivendo e aprendendo, não sabia dessa da palavra punk ser proibida!


    Bjo!

    ResponderExcluir
  3. okay, então o Sex Pistols foi a primeira banda ruim do mundo a ficar famosa só por serem "cool". como músico, acho uma merda, assim como hj tem as péssimas bandas q só tem visual, mas devo adimitir q os Pistols eram legais demais, hahaha.
    bjo, manu

    ResponderExcluir

Bom senso, respeito e educação são esperados e sempre bem-vindos nos comentários. Obrigada pela visita!