03/05/2011

Asterix, o Gaulês

Um boa tarde da procrastinadora dona deste blog; como estão?

Antes de começar o assunto, talvez vocês já tenham reparado ali no menu à esquerda uma enquete. Caso queiram responder, vocês têm até a terça-feira que vem pra escolher o assunto que parecer mais interessante. Eu provavelmente vou falar de todos, mais cedo ou mais tarde, mas achei legal dar a escolha a vocês. Se não quiserem nenhum, é só não votar :P (ou escrever no comentário sobre algum outro assunto que você gostaria de ver aqui, eu sou legal e falo de qualquer coisa - menos de futebol, porque disso eu não entendo nada, MESMO).

Então vamos falar de coisa boa, vamos falar de TecPix Asterix.


As Aventuras de Asterix (antigamente chamado de Asterix, o Gaulês) foi uma série de histórias em quadrinhos criada em 1959, pelos franceses René Goscinny (textos) e Albert Uderzo (desenhos). Fez muito sucesso em muitos países, vendendo mais de 300 milhões de gibis em 50 anos. Tudo completa uma coleção de 34 volumes.
... e é aí que o coitado do Júlio se decepciona

Apesar de ser uma série cômica, aprende-se muito de História com as aventuras de Asterix. Ele e seus amigos gauleses vivem em uma pequena aldeia no litoral da Gália que resiste bravamente à invasão de Júlio César, graças a uma poção mágica preparada por seu druida, que lhes confere força sobre-humana. Em muitos volumes, Asterix e seu fiel companheiro Obelix viajam por outras regiões, perto ou longe, e a cada aventura se aprende mais sobre cada lugar (entre uma confusão e outra).



Todos os volumes começam com uma página idêntica, mostrando um mapa da Gália (região que antigamente abrangia a França, a Bélgica, Luxemburgo, o norte da Itália e uma parte da Alemanha), com destaque em uma pequena aldeia na beira do mar, cercada por fortificações romanas. Abaixo, um quadro que diz:

"Estamos no ano 50 antes de Cristo. Toda a Gália foi ocupada pelos romanos... Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor. E a vida não é nada fácil para as guarnições de legionários romanos nos campos fortificados de Babaorum, Aquarium, Laudanum e Petibonum..."

Outra característica cômica das histórias são os nomes dos personagens, geralmente baseados em trocadilhos. Em português, eles sofrem algumas alterações para que o nome nos faça mais sentido (acredito que isso ocorra em todas as línguas para quais as histórias tenham sido traduzidas). São alguns dos principais:





Asterix:
O personagem principal das aventuras, o guerreiro mais valente da aldeia e um baixinho muito nervoso.










Obelix:
É o melhor amigo de Asterix, odeia que o chamem de gordo, e é o único da aldeia que não precisa tomar a poção mágica, pois caiu no caldeirão quando era pequeno. Esculpe menires e adora ir à floresta para caçar javalis e romanos. Tem um cachorrinho chamado Idéiafix, que odeia que maltratem as árvores.








Panoramix:
É o druida da aldeia, que prepara a poção mágica que lhes confere a força para manter a ocupação romana afastada. É muito respeitado por todos, inclusive pelos romanos.










Júlio César:
Oras, Júlio César é Júlio César! O imperador romano que ocupou toda a Gália, e que está sempre mal humorado por não conseguir conquistar esta última aldeia.









Entre os demais personagens estão Abracurcix, o chefe, e Naftalina, sua esposa; Chatotorix, o bardo; Ordenalfabetix, o peixeiro, e Ielosubmarina, sua esposa (quase não adoro esse nome); Automatix, o ferreiro; e Veteranix, o membro mais velho da aldeia. Entre os romanos, os personagens variam entre centuriões, decuriões e legionários. Há ainda os piratas, que se encontram com os gauleses sempre que estes precisam viajar pelo mar, e que temem muito estes encontros.

Já foram feitas algumas adaptações para o cinema de alguns dos volumes. O primeiro filme foi lançado em 1999 com o nome "Asterix e Obelix Contra César" (baseado no primeiro volume "Asterix, o Gaulês"). O segundo, em 2002, "Asterix e Obelix: Missão Cleópatra" (baseado no segundo volume, "Asterix e Cleópatra"). Em 2008, "Asterix nos Jogos Olímpicos" (baseado no quinto volume, de mesmo nome). O próximo filme está previsto para o ano que vem, e será baseado no quarto volume da série, chamado "Asterix Entre os Bretões" (o filme se chamará "Asterix e Obelix: Deus Salve A Bretanha") (que é um dos mais engraçados, e faz uma breve referência aos Beatles!). Asterix foi interpretado por atores diferentes em cada filme, mas Obelix sempre foi papel de Gérard Depardieu (diga-se de passagem, perfeito para o papel).



Conheci a série pela coleção de um tio, que a deixou em nossa guarda, e está com a gente até hoje. Infelizmente, não é a coleção completa (faltam alguns dos últimos volumes), mas pretendemos completá-la. Já li inúmeras vezes, e nunca deixa de me divertir. Recomendo a todos que tiverem curiosidade em ler!

Visite o site oficial para saber os detalhes dos volumes e dos filmes, conhecer os personagens, curiosidades, jogos e mais um monte de coisas legais:

(falei como uma criança de 10 anos nesse post, to nem aí)

"Esses romanos são uns loucos"
— Obelix

2 comentários:

  1. Sempre fui fã de Asterix. Eu tinha a coleção completa e a reli várias vezes, sempre com o mesmo prazer. Que bom rever um pouquinho dele por aqui! Bjs.

    P.S. Também adoro a Ielosubmarina... ahaha

    ResponderExcluir
  2. Meu, adooooro Asterix! Os nomes deles são perfeitos, eu racho de rir, kkkkk!

    E adoro o jeito que tu escreve sobre, é muito legal, kkk!

    Bjo lindona!

    ResponderExcluir

Bom senso, respeito e educação são esperados e sempre bem-vindos nos comentários. Obrigada pela visita!