Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho, 2011

Ferro pra quem tá ferrado

No folclore de várias partes do mundo, há muitos séculos, é acreditado que o ferro em estado puro (ou seja, sem ter sido fundido) seria um amuleto poderoso contra bruxas, fadas (fadas não são legais, esqueça a Sininho), demônios e espíritos.


Nas áreas rurais da Europa, é muito comum que se enterrem facas debaixo da porta de entrada das casas, ou ter uma ferradura pendurada sobre/na porta, como forma de proteger o local contra essas visitas sobrenaturais.
Nas antigas Grécia e Roma, era proibido o uso de ferro na construção de templos, para que isso não afastasse os espíritos e deuses que eles quisessem atrair.


Os homens babilônios e assírios também usavam amuletos feitos de ferro como forma de aumentar a virilidade. As mulheres, por sua vez, se esfregavam em pó de ferro para atrair homens. Os antigos egípcios inseriam um amuleto de ferro em suas múmias, para que isso evocasse a proteção do Olho de Hórus. Em alguns lugares do Myanmar (Burma), os pescadores até hoje usam amuletos de ferr…

Simon & Garfunkel » "I Am A Rock" [1965]

Todo ano eu faço um desse, então...

Playlist favorita em aleatório. Poste as 15 primeiras músicas que tocarem e explique porque ela faz parte das suas favoritas.

Playlist do iPod, como sempre. Vou tentar não repetir artistas (não prometo) e nem as dos anos anteriores:

#1The ClashComplete Control (punk rock)

A música que eles fizeram contra o próprio empresário. Não dá pra entender uma palavra do que o Joe Strummer canta, "YOU'RE MY GUITAR HERO!!" e o final super sing along "Total... C-O-N... CONTROL!". Adoro.
#2 Bob DylanI Want You (folk)

Vocês conhecem, é a original da "Tanto", do Skank. A letra é nonsense igual, mas o refrão é tão simples e sincero quanto poderia ser. E a guitarrinha é tão fofa que dá pra passar a vida ouvindo.
#3 The BeatlesThe Night Before (rock)


Assisti Help! tantas vezes que não consigo mais ouvir essa música sem visualizar toda a cena. E a música fica na minha cabeça direto.
#4 Joan BaezIf You Were A Carpenter (folk)


Não sei, o teclado dessa música é hipnótic…

Os Reis do Rock!

(Fiz esse post pro Musicólatras, aproveito e divulgo por aqui também)

No dia 13 de julho comemora-se o Dia Mundial do Rock. Eu, particularmente, comemoro o dia prestando homenagem aos caras que fizeram isso acontecer (não os que participaram do festival que deu origem à data), mas aos pioneiros, os jovens dos anos 1950 que ousaram na música popular, misturando country com o rhythm & blues, e criaram o estilo mais controverso, amado, criticado, morto e ressuscitado da História da Música: o Rock'n'Roll.
Quando falamos em "rock" e em "anos 50", a primeira pessoa que nos vem em mente é o eterno rei, Elvis Presley. Mas Presley teve seus colegas e antecessores, que são tão dignos de homenagem quanto ele. Vou apresentar aqui alguns deles, para aqueles que não conhecem; e que os roqueiros das novas gerações aprendam a respeitá-los, como as grandes lendas que são!


• Bill Haley


Junto com seus cometas, foram a primeira banda de membros brancos a espalhar o rock'…

Hefesto, o deus que certamente NÃO inspirou a frase "Fulano é um deus grego!"

Hefesto é um dos 12 deuses do Olimpo, na mitologia grega. Mas não era qualquer deus meia-boca, que só fica lá sentado no seu trono, se achando e tendo casos extra-conjugais (ouvi alguém dizer Zeus?). Não... Hefesto era o cara. O grandalhão era filho de Zeus e Hera, e deus da tecnologia, dos ferreiros, artesãos, escultores, do metal e da metalurgia, do fogo e dos vulcões. Ele era o ferreiro dos deuses, fazia todo tipo de aparato de guerra que lhe pediam; e seus símbolos são o martelo de ferreiro, uma bigorna e um par de tenazes (às vezes ele é simbolizado com um machado). Sim, Hefesto era muito másculo.
Entre seus maiores feitos, estão o capacete e as sandálias aladas de Hermes, o cinto de Afrodite, a armadura de Aquiles, a carruagem de Hélio (o deus Sol), o arco e flechas de Eros (o cupido), além dos tronos de todos os deuses do Olimpo. Hefesto também criou autômatos para ajudá-lo nas forjas, e também foi quem criou o presente dos deuses aos homens: a nossa velha amiga Pandora (bem com…

"Superordem Xenarthra", ainda vou criar uma liga de super-herois com esse nome.

As preguiças-gigantes (também chamadas de Megatérios) são um grupo extinto da Superordem Xenarthra (a mesma das preguiças comuns, dos tatus e tamanduás). Elas eram literalmente gigantes e faziam parte da chamada megafauna pré-histórica (vejam bem, na pré-história existiam dezenas de espécies de animais gigantes, todas misteriosamente extintas).
Esses seres surgiram no Oligoceno (época em que se desenvolveram os primeiros mamíferos herbívoros - rinocerontes, cavalos, bovinos, porcos, cervos e etc), há cerca de 30 milhões de anos; e estão extintos há pelo menos 10 mil anos. Porém, dizem que existiam espécies viventes da preguiça-gigante em Cuba até meados de 1550. Apareceram na região da Patagônia, desenvolveram-se na América do Sul, e quando o istmo do Panamá se estabeleceu, migraram para o Norte e foram até o Canadá.
Como é de se adivinhar, a preguiça-gigante não tinha os hábitos das nossas preguiças atuais; ou seja, a nossa velha amiga não ficava pendurada em árvores. Porque, né, conve…