Pular para o conteúdo principal

Tântalo, o Melhor Anfitrião Ever

O Tártaro tá cheio de pessoas legais. Já vimos sobre Sísifo, o que está empurrando sua pedra morro acima até hoje; e agora conheceremos Tântalo, essa simpatia de pessoa.

Como é comum na Mitologia Grega, bem como em todas as outras, existem algumas versões variadas sobre esta história. Vou contar a mais comum e, ao meu ver, mais interessante.



Tântalo foi um rei. Rei de onde, depende da versão, mas era um cara muito poderoso e, como todos os caras poderosos, tinha contato com os deuses. Um dia, Tântalo decidiu que os deuses não podiam ser assim tão todo-poderosos, então resolveu fazer uma brincadeira divertida para testar a sabedoria deles. Ofereceu aos Doze Olimpianos um farto banquete, no qual ele serviria a carne do próprio filho, Pélope.

Oh sim, ele matou o filho, o cortou em pedaços e cozinhou sua carne para o almoço.

Os deuses, como era de se esperar, perceberam que tinha alguma coisa muito errada com aquele banquete, e resolveram não tocar na comida... Todos, menos a desavisada Deméter, que ainda estava tristemente distraída com o fato de que sua querida filha, Perséfone, havia sido há pouco sequestrada por Hades, o deus do Mundo Inferior, para ser sua esposa. Mas isso é outra história. O importante é que Deméter acabou comendo um pedaço de Pélope. Então, Zeus, como o grande líder que era, ordenou que Pélope voltasse à vida... e que Tântalo pagasse por seu infanticídio, sacrifício humano e canibalismo, tudo muito tabu na cultura grega.

Fazer Pélope voltar à vida foi fácil. Cloto, uma das três Moiras (as irmãs que controlam o destino de todas as vidas na Terra), juntou todos os seus pedaços e os cozinhou (de novo, HAHA) em um caldeirão sagrado. Só ficou faltando um pedaço do ombro, que foi o que a Deméter comeu, mas ele foi substituído por uma prótese de marfim feita pelo habilidoso deus Hefesto e pronto. (Aliás, diz a lenda que Pélope se tornou um rapaz tão bonito que o próprio deus dos mares, Posêidon, se apaixonou por ele.)

Agora, quanto a Tântalo... Os deuses gregos podem ter todas as suas características humanas tão negativas, como o espírito vingativo, a crueldade, o egoísmo e a inveja, mas como eram criativos! Tântalo foi enviado diretamente para o Tártaro (lá pertinho do Sísifo!) e sua punição foi ficar eternamente privado de qualquer tipo de alimentação. Mas não era só ficar trancado numa cela sem porta nem janela, não... Tântalo estava condenado a passar a eternidade em pé dentro de um lago com uma árvore frutífera (não há consenso sobre qual tipo) de galhos baixos sobre a cabeça. Sempre que tentava alcançar uma fruta, os galhos se afastavam de suas mãos. Se tentasse se abaixar para beber água, esta também se afastava do seu alcance. E, se ele tentasse algum truque sujo, havia uma pedra bem grande logo acima da sua cabeça, pronta pra cair e esmagá-lo assim que ele tentasse.



Outras versões da história acusam Tântalo de ter roubado e espalhado pelo mundo os segredos dos deuses, entre outras coisas igualmente honestas. Para conhecê-las, visite o Greek Myth Index (em inglês).

.

Graças à Tântalo, a língua inglesa ganhou o verbo "to tantalize", que significa esperar ansiosamente por coisas que não podem ser realizadas.

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas das bandeiras mais interessantes do mundo

As bandeiras dos países do mundo são mais do que uma demonstração de cores e padrões: cada detalhe - a escolha e predominância das cores, as faixas, os símbolos, as formas - carrega um significado histórico e/ou cultural que ensina muito sobre o país representado. Selecionei para essa postagem algumas das histórias mais interessantes.
(Não vou falar da nossa Auriverde porque todos nós já estamos carequinhas, certo?)



Reino Unido Union Flag ou Union Jack (azul, vermelho e branco)
Essa bandeira não é a da Inglaterra, como muitos pensam, mas representa os quatro países que formam o Reino Unido: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Esse desenho é usado desde 1801, quando a Grã-Bretanha se uniu à Irlanda do Norte, e é uma mistura das bandeiras desses países: a cruz vermelha de São Jorge (patrono da Inglaterra) sobre a cruz branca de São Patrício (padroeiro da Irlanda), por sua vez sobre a cruz de Santo André (padroeiro da Escócia). O País de Gales não está representado na …

O Dia dos Namorados e a visão de romance por uma assexual arromântica

Vejo que isso vem mudando lentamente, mas, como regra geral, todo mundo é naturalmente criado e tratado como heterossexual (e, consequentemente, heterorromântico). Eu, claro, cresci com essa absoluta certeza e não questionei isso até meados dos meus 20 anos. Até então, achei que eu só era mais "devagar" pra certas coisas, mesmo. Mas vamos ter que voltar um pouco e compartilhar informação demais.
Como expliquei na página de educação e visibilidade, o fato das orientações sexual e romântica serem coisas separadas e muitas vezes não serem correspondentes é o que mais confunde quem demora a "sair do armário". Eu mesma ainda me vejo questionando ambas, embora esteja convencida de que estou, ao menos, em algum espectro de ambas (confira a página mencionada). Não posso falar por todos os assexuais arromânticos porque, obviamente, cada pessoa é diferente da outra e as coisas são diferentes pra todo mundo. Então vou falar por mim.
Embora só tenha percebido isso recentement…

Conhece o teste de personalidade Myers-Briggs?

O MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) é um teste psicométrico altamente difundido pelo mundo, embora não seja completamente validado pela psicologia.
Baseadas nas teorias tipológicas propostas originalmente por Carl Jung, Katherine Briggs e sua filha Isabel Myers desenvolveram este indicador na época da Segunda Guerra com a intenção de que, com tal teste, as mulheres descobrissem que trabalhos poderiam desempenhar com mais eficiência e conforto de acordo com os aspectos das suas personalidades. 
O teste considera 16 tipos de personalidades, representados por siglas que são combinações de quatro dicotomias. São elas:


EXTROVERSÃO x INTROVERSÃO SENSORIAL x INTUIÇÃO RAZÃO (Thinking) x SENTIMENTO (Feeling) JULGAMENTO x PERCEPÇÃO

Os 16 tipos são, portanto (clique para ampliar):



Ao realizar o teste, que consiste de várias perguntas a respeito de suas preferências pessoais, o indivíduo é apresentado a um relatório com a sigla das quatro dicotomias que representam seu tipo de personalidade. Um tes…