20/09/2011

Tântalo, o Melhor Anfitrião Ever

O Tártaro tá cheio de pessoas legais. Já vimos sobre Sísifo, o que está empurrando sua pedra morro acima até hoje; e agora conheceremos Tântalo, essa simpatia de pessoa.

Como é comum na Mitologia Grega, bem como em todas as outras, existem algumas versões variadas sobre esta história. Vou contar a mais comum e, ao meu ver, mais interessante.



Tântalo foi um rei. Rei de onde, depende da versão, mas era um cara muito poderoso e, como todos os caras poderosos, tinha contato com os deuses. Um dia, Tântalo decidiu que os deuses não podiam ser assim tão todo-poderosos, então resolveu fazer uma brincadeira divertida para testar a sabedoria deles. Ofereceu aos Doze Olimpianos um farto banquete, no qual ele serviria a carne do próprio filho, Pélope.

Oh sim, ele matou o filho, o cortou em pedaços e cozinhou sua carne para o almoço.

Os deuses, como era de se esperar, perceberam que tinha alguma coisa muito errada com aquele banquete, e resolveram não tocar na comida... Todos, menos a desavisada Deméter, que ainda estava tristemente distraída com o fato de que sua querida filha, Perséfone, havia sido há pouco sequestrada por Hades, o deus do Mundo Inferior, para ser sua esposa. Mas isso é outra história. O importante é que Deméter acabou comendo um pedaço de Pélope. Então, Zeus, como o grande líder que era, ordenou que Pélope voltasse à vida... e que Tântalo pagasse por seu infanticídio, sacrifício humano e canibalismo, tudo muito tabu na cultura grega.

Fazer Pélope voltar à vida foi fácil. Cloto, uma das três Moiras (as irmãs que controlam o destino de todas as vidas na Terra), juntou todos os seus pedaços e os cozinhou (de novo, HAHA) em um caldeirão sagrado. Só ficou faltando um pedaço do ombro, que foi o que a Deméter comeu, mas ele foi substituído por uma prótese de marfim feita pelo habilidoso deus Hefesto e pronto. (Aliás, diz a lenda que Pélope se tornou um rapaz tão bonito que o próprio deus dos mares, Posêidon, se apaixonou por ele.)

Agora, quanto a Tântalo... Os deuses gregos podem ter todas as suas características humanas tão negativas, como o espírito vingativo, a crueldade, o egoísmo e a inveja, mas como eram criativos! Tântalo foi enviado diretamente para o Tártaro (lá pertinho do Sísifo!) e sua punição foi ficar eternamente privado de qualquer tipo de alimentação. Mas não era só ficar trancado numa cela sem porta nem janela, não... Tântalo estava condenado a passar a eternidade em pé dentro de um lago com uma árvore frutífera (não há consenso sobre qual tipo) de galhos baixos sobre a cabeça. Sempre que tentava alcançar uma fruta, os galhos se afastavam de suas mãos. Se tentasse se abaixar para beber água, esta também se afastava do seu alcance. E, se ele tentasse algum truque sujo, havia uma pedra bem grande logo acima da sua cabeça, pronta pra cair e esmagá-lo assim que ele tentasse.



Outras versões da história acusam Tântalo de ter roubado e espalhado pelo mundo os segredos dos deuses, entre outras coisas igualmente honestas. Para conhecê-las, visite o Greek Myth Index (em inglês).

.

Graças à Tântalo, a língua inglesa ganhou o verbo "to tantalize", que significa esperar ansiosamente por coisas que não podem ser realizadas.

2 comentários:

  1. GENTE! Realmente os deuses são MUITO criativos, hahahahahaha! Adorei e poxa, servir a carne do filho né, sem comentários, rs...

    Concordo com tudo que tu escreveu no blog lá Manu. Tanto não concordo com essa visão de que o RS é melhor em tudo que me abstive de espalhar a tag, só dei RT em uma porque falava diretamente de MIM.

    Assim como você não tem nada a ver com uns gaúchos bestas que tem por aí e tem que ficar lendo isso, eu tbm não tenho nada a ver com eles, e tenho que ler ofensas aos gaúchos e ao RS de forma generalizada sendo que não compartilho da tag e do pensamento bobo. São uma minoria a fazer isso, mas sempre a minoria aparece mais né. Uma droga, pq queimam o estado todo e fazem a gente perder o gosto de internet no dia de hoje, que era pra ser feliz e de comemoração.

    Se juntam os idiotas de todos os estados (RS nisso, logicamente) e proclamam pensamentos idiotas que ofendem quem não compartilha disso.

    Enfim, vamos tentar ficar alheios à isso, se assim for possível, aff...

    Bjooooooo!

    ResponderExcluir
  2. Esses gregos, nunca vi povo mais fumado.
    To tantalize. Tão específico quanto to elope - fugir para se casar com alguém.

    ResponderExcluir

Bom senso, respeito e educação são esperados e sempre bem-vindos nos comentários. Obrigada pela visita!