29/10/2011

"A mulher dos túmulos"


Acho que todos já ouviram o nome Banshee. Quem não conhece a lenda, já ouviu a palavra ao menos como nome de um dos personagens dos mutantes X-Men (aquele do grito supersônico), ou mesmo a banda post-punk/new wave Siouxsie & The Banshees. Existe uma certa relação.

As Banshees são da família das fadas do folclore céltico (irlandês, escocês), embora algumas versões as categorizem como fantasmas e outras como demônios. Diz a lenda que esta criatura anuncia a morte de certas pessoas.


Segundo a história, a Banshee pode aparecer de várias formas, assim como também variam os seus métodos de aviso. Ela pode aparecer como uma entidade feiosa ou como uma mulher extraordinariamente bela, ou mesmo sob formas de variados animais associados à bruxaria (corvo, lebre ou doninha). Algumas versões dizem que a pessoa que vai morrer a vê chorando enquanto lava as roupas ensanguentadas da futura vítima em um rio, e outras dizem que ela fica debaixo da janela da futura vítima e solta um grito extremamente agonizante (descrito pela lenda como "um guincho agudo entre o lamento de uma mulher e o pio de uma coruja"). Dizem que o grito da Banshee é tão agudo que quebra todos os vidros das proximidades. Estas versões, aliás, defendem que a Banshee é raramente vista, mas sempre ouvida. A lenda também conta que o presságio da Banshee é infalível: não importa o quão boa esteja a saúde da vítima, após ouvir o grito, a morte é certa.


Nos primórdios da lenda, acreditava-se que as Banshees se manifestavam apenas para membros da família real (sendo o próprio Rei James I da Escócia, em 1437, uma vítima) ou de famílias importantes. Alguns dizem que certas famílias "herdam" uma Banshee e todos os seus membros estão destinados a ouvi-la antes da morte - alguns até batizam as suas Banshees com o nome de sua preferência. 

A primeira aparição relata de 1380, e a mais recente foi registrada em 1948. Mas antes de se preocuparem, lembrem-se: estatisticamente falando, as manifestações de Banshees são mais frequentes em famílias cujo sobrenome contenha Mac ou O'.



.

Saiba mais sobre as Banshees (em inglês).

3 comentários:

  1. Não assisti a X-Man, então não a conhecia nem no cinema. Muito prazer (!?)

    ResponderExcluir
  2. Então é daí que vem a tal lenda do pio da coruja. Pq se o grito da banshee seria parecido né? Olha, já ouvi muito pio de coruja medonho, será? Kkkkk


    Bjo Manu!

    ResponderExcluir
  3. Se a voz combinar com a cara...

    ResponderExcluir

Bom senso, respeito e educação são esperados e sempre bem-vindos nos comentários. Obrigada pela visita!