Pular para o conteúdo principal

Book Meme, porque cedo ou tarde eu tinha que atualizar isso aqui

Achei esse questionário legal neste blog, e como eu estou há muito tempo sem escrever por aqui, achei que seria legal respondê-lo. Ainda tô meio ~cerebralmente bloqueada~.






1. Qual sua hora favorita pra ler?

Eu prefiro ler à noite, antes de dormir. É quando eu tô descansada e com preguiça suficiente pra não ir fazer outra coisa qualquer.

2. Você lê durante as refeições?

Só durante o lanche da tarde (quando lancho), assim evito comer muito rápido e aproveito um tempinho de sossego pra ler mais um pouco.

3. Você tem algum mau-hábito enquanto lê?
 
Eu sento em posições bizarras, mas só. Sou completamente focada no que tô lendo.
 
4. Quantas horas por dia você lê?

Depende do livro, e principalmente do tempo que eu tenho livre por dia. Meus horários são loucos. Mas ainda assim não faço ideia, não costumo cronometrar. Mais de uma hora antes de dormir, isso eu sei.

5. Você lê mais ou menos do que lia, digamos, 10 anos atrás?

Acho que sempre mantive a média. Leio muito desde que aprendi a ler, nunca tive uma fase preguiçosa pra isso. Sempre que acabo um livro, já começo outro em seguida.

6. Você se considera um leitor rápido?

Depende do livro e do tempo que tenho, de novo. Li um de 600 páginas em 3 dias, e já levei 3 meses pra acabar um de 100 e poucas.

7. Se você pudesse ter qualquer superpoder relacionado a livros, qual seria?

Eu queria lembrar melhor onde exatamente eu li determinada coisa. Às vezes tô desesperada procurando por uma citação ou qualquer coisa que seja, e não me lembro em que livro foi.

8. Você carrega um livro com você pra todo lugar que vai?

Normalmente eu não demoro o suficiente nos lugares pra onde vou, mas sempre levo um pra escola pra quando eu tenho horário vago.

9. Que tipo de livro você prefere ler?

Tem que ter mistério; quanto mais mistério, melhor. Livros com continuação, histórias de detetive, sobrenaturais, assustadores, fantasiosos.

10. Quantos anos você tinha quando fez sua primeira carteirinha em uma biblioteca?

Acho que quase 7 anos, assim que entrei pra escola. Sempre tive (em idade escolar) e sempre usei muito. (hoje em dia não tenho mais, tem muito livro aqui em casa que ainda precisa ser lido)

11. Qual o livro mais antigo em sua coleção? (A cópia física mais antiga? O que está há mais tempo em sua coleção? O de copyright mais antigo?)

VISH. Isso vai precisar de uma pesquisa. Vejamos. A cópia física mais antiga da minha coleção com certeza é o Nossa Senhora de Paris: O Corcunda de Notre-Dame, edição de 1957 (que comprei por um real no sebo, haha). Não sei dizer sobre os da biblioteca porque tem uma prateleira inteira de livros se desmanchando, tenho até medo de pegar neles pra ver a data da edição. 

Os que estão há mais tempo aqui em casa são alguns livros didáticos que meu pai usava na escola, ha. Bom, minha mãe diz que são uns livros espíritas que ela costumava comprar quando era solteira. São vários e estão naquela mesma prateleira dos livros antigos demais (sem ofensa, mãe).

Agora, quanto ao do copyright mais antigo...  Não sei se a Bíblia conta, ela não tem necessariamente uma data de copyright. Então o mais antigo seria A Divina Comédia/Inferno, de Dante Alighieri. Na verdade, esse também não tem copyright, mas dizem que foi escrito entre 1304 e 1321, então duvido que eu tenha algo mais antigo que isso.

12. Você lê na cama? Gosta de ler na cama?

Sim e sim! É confortável e tranquilo.

13. Você escreve nos seus livros?

Eu fazia anotações a lápis em meus livros didáticos, mas NUNCA escrevi ou escreverei em um livro de literatura que seja.

14. Se você pudesse dar um conselho a alguém que acabou de se tornar um leitor, qual seria?

Difícil! Acho que eu aconselharia que a pessoa começasse a ler os livros dos filmes que ela assistiu e gostou. Não tem erro, porque os livros geralmente são muito mais legais.

15. Qual foi o último livro que você leu? Qual você está lendo agora?

Terminei de ler o gigante Harry Potter: Das páginas para a tela. Lindíssimo. Agora estou lendo O Festim dos Corvos e Doctor Who: Companions and Allies.


Esse questionário tem duas partes, depois posto a segunda. Hoje é dia de baile de formatura, afinal!

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas das bandeiras mais interessantes do mundo

As bandeiras dos países do mundo são mais do que uma demonstração de cores e padrões: cada detalhe - a escolha e predominância das cores, as faixas, os símbolos, as formas - carrega um significado histórico e/ou cultural que ensina muito sobre o país representado. Selecionei para essa postagem algumas das histórias mais interessantes.
(Não vou falar da nossa Auriverde porque todos nós já estamos carequinhas, certo?)



Reino Unido Union Flag ou Union Jack (azul, vermelho e branco)
Essa bandeira não é a da Inglaterra, como muitos pensam, mas representa os quatro países que formam o Reino Unido: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Esse desenho é usado desde 1801, quando a Grã-Bretanha se uniu à Irlanda do Norte, e é uma mistura das bandeiras desses países: a cruz vermelha de São Jorge (patrono da Inglaterra) sobre a cruz branca de São Patrício (padroeiro da Irlanda), por sua vez sobre a cruz de Santo André (padroeiro da Escócia). O País de Gales não está representado na …

O Dia dos Namorados e a visão de romance por uma assexual arromântica

Vejo que isso vem mudando lentamente, mas, como regra geral, todo mundo é naturalmente criado e tratado como heterossexual (e, consequentemente, heterorromântico). Eu, claro, cresci com essa absoluta certeza e não questionei isso até meados dos meus 20 anos. Até então, achei que eu só era mais "devagar" pra certas coisas, mesmo. Mas vamos ter que voltar um pouco e compartilhar informação demais.
Como expliquei na página de educação e visibilidade, o fato das orientações sexual e romântica serem coisas separadas e muitas vezes não serem correspondentes é o que mais confunde quem demora a "sair do armário". Eu mesma ainda me vejo questionando ambas, embora esteja convencida de que estou, ao menos, em algum espectro de ambas (confira a página mencionada). Não posso falar por todos os assexuais arromânticos porque, obviamente, cada pessoa é diferente da outra e as coisas são diferentes pra todo mundo. Então vou falar por mim.
Embora só tenha percebido isso recentement…

Conhece o teste de personalidade Myers-Briggs?

O MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) é um teste psicométrico altamente difundido pelo mundo, embora não seja completamente validado pela psicologia.
Baseadas nas teorias tipológicas propostas originalmente por Carl Jung, Katherine Briggs e sua filha Isabel Myers desenvolveram este indicador na época da Segunda Guerra com a intenção de que, com tal teste, as mulheres descobrissem que trabalhos poderiam desempenhar com mais eficiência e conforto de acordo com os aspectos das suas personalidades. 
O teste considera 16 tipos de personalidades, representados por siglas que são combinações de quatro dicotomias. São elas:


EXTROVERSÃO x INTROVERSÃO SENSORIAL x INTUIÇÃO RAZÃO (Thinking) x SENTIMENTO (Feeling) JULGAMENTO x PERCEPÇÃO

Os 16 tipos são, portanto (clique para ampliar):



Ao realizar o teste, que consiste de várias perguntas a respeito de suas preferências pessoais, o indivíduo é apresentado a um relatório com a sigla das quatro dicotomias que representam seu tipo de personalidade. Um tes…