16/09/2012

Domingo DIY: Reciclando meias

Falei no Twitter que tava coçando de vontade de fazer algo DIY (do it yourself) e postar um tutorial, mas não sabia o quê. Aí hoje mais cedo eu tava aqui limpando a gaveta de meias e encontrei um par que não dava mais pra usar; então, em vez de jogar fora, me lembrei de um tutorial que vi na internet há uns meses mas nunca havia tentado reproduzir, e resolvi tentar.

Eu citaria a fonte do tutorial original com muito prazer, mas não faço a mínima ideia de onde eu o vi. Se topar com ele novamente, atualizo a postagem e cito a fonte. Enquanto isso, fiquem com o tutorial que eu mesma fiz. Esse aqui é bem simples e rápido de fazer!



Bom, a ideia era pegar uma meia velha (porém bonitinha, né) e transformá-la num bichinho qualquer. Os meus bichinhos sempre ficam parecendo monstros (ou, como no caso desse, um Pikachu com talidomida e catapora). Mas sintam-se todos à vontade para fazer algo mais apresentável, haha

Vamos lá. Você vai precisar de:

  • Um pé de meia
  • Tesoura
  • Fios de costura (um de cor igual/aproximada à da cor da meia, e outras para finalização)
  • Agulha
  • Enchimento*
  • Tinta para tecido (opcional)

Já comecei fazendo Emmanuellice pela foto. Eu usei tinta pra tecido branca, não preta. Enfim. 


*o enchimento ideal seria aquele próprio pra isso, de poliéster, mas não achei quem venda aqui na cidade. Então eu uso enchimento de travesseiro (comprei um daqueles bem baratos, tem enchimento ali pro resto da vida), que é formado de pedaços de espuma e fiapos de tecido. Serve perfeitamente, mas talvez você precise ficar dando umas modeladas/apertadas pra não ficar fazendo aquelas 'pontas' por dentro.


  • Primeiro, vire a meia pelo avesso, com o calcanhar pra cima, e corte um pedaço do cano, no sentido vertical (como mostrado na foto). Tire também um pedacinho do lado oposto, onde ficam os dedos, formando um buraco pequeno.




  • Depois, ainda com a meia do lado do avesso, costure os cortes verticais. Estas serão as orelhas (ou chifres...) do seu bichinho (ou monstro, né). Eu usei um modelo soquete. Se você for usar um modelo de cano maior, pode cortá-lo, ou fazer orelhas mais longas! Depois de costurada, desvire a meia, pelo buraco que você fez no lado oposto.





  • Agora é a hora de colocar o enchimento. Vá enchendo pelo buraco na ponta da meia. Encha bastante, deixe bem gordinho (atenção pras 'orelhas', se ficar muito estreito, vá empurrando com a ajuda de uma caneta ou algo assim). Finalize costurando o buraco com um ponto escondido (meus pontos escondidos são escandalosamente visíveis, mas parece que dessa vez eu consegui - mesmo usando fio verde [fio preto tá em falta aqui ok]).





  • Pra finalizar, desenhe o rosto! Talvez o ideal e mais caprichoso seja fazê-lo com agulha e linha, mas eu sou uma negação com isso aí e preferi recorrer à tinta pra tecido. Você pode também usar pedaços de tecido ou feltro, ou aqueles olhinhos que já vêm prontos, use a imaginação (ou, o mais importante, o que você tiver à mão)!




  • Voilà!

Quanto à funcionalidade, você também pode:


  • Encher com um saquinho de areia, para usá-lo como peso para porta. (Tenha certeza de colocar a areia dentro de um saquinho plástico, ou ela vai ficar 'vazando' pelo tecido da meia!).
.

(Uma vez, tentei fazer algo com braços e pernas (e até um rabo), mas não vou mostrar aqui por motivos óbvios de falta de capacidade motora minha com uma agulha. Quando ficar boa nisso, mostro como se faz.)

Bom, pra quem gosta de DIY e quer tentar, a minha dica é que vocês não saiam gastando com material. A graça do DIY é você conseguir fazer as coisas com o que tem à mão. Claro que uma coisinha ou outra a gente sempre acaba tendo que comprar, mas não faça disso uma regra (senão sai muito mais em conta já comprar o troço feito, não é?). A prática do DIY é barata e divertida, então não sintam vergonha em mostrar a meia velha na internet, hahaha

Se curtirem a ideia, posso postar outros tutoriais, com o tempo. Ainda tô me aperfeiçoando em tudo (aquela coisa da prática), mas gosto de compartilhar, até mesmo pra despertar ideias nos outros e assim a gente poder compartilhar. Beijos!

4 comentários:

  1. Você é a CARA Manu! Ficou massa essa ideia do tutorial.. faça mais vezes! =*

    ResponderExcluir

  2. Faz um Pikachu com a minha maia do Palmeiras?

    ResponderExcluir
  3. Ai, curtiiii! Tenho tanta meia sem o par, acho que vou reciclar HUAHUAHUAHAUHAUHAUA...
    Voto a favor de mais tutoriais assim, adoro artesanato! Só não sou muito prendada, hahahaha!


    Bjs Manu!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal!

    E vc tem uma minitardis??!

    ResponderExcluir

Bom senso, respeito e educação são esperados e sempre bem-vindos nos comentários. Obrigada pela visita!