07/09/2012

Quem topa desmitificar alguns fatos?

Que sujeira no salão!

.

Todo mundo bem, por aí? Esse semestre tá uma loucura. Que correria!



(Tô pensando seriamente em fazer um mural todo obsessivo pra anotar os dias que tem Doctor Who passando, pra eu não esquecer de assistir. A correria chegou a esse ponto, vê se pode.)


Há um tempo achei um link interessante na Wikipedia e salvei ele aqui nos favoritos e ficou lá (como todos os outros trocentos que lhe fazem companhia). O nome da página é "List of common misconceptions" ("lista de concepções erradas comuns"), e tem bastante coisa que eu não sabia. Escolhi alguns itens  científicos aleatoriamente e vou dividir aqui com vocês. Aprender coisa nova nunca é demais, não é mesmo?





  • Touros não se irritam com a cor vermelha. Realmente, touros não se irritam com cor nenhuma, já que todo tipo de gado é dicromático (ou seja, não enxerga cores, ou as enxerga com pouquíssima intensidade). O que os irrita são os movimentos do toureiro, que são entendidos como ameaça.


  • "Evolução" não significa que algo era inferior e passou a ser superior. Existem organismos que evoluíram para coisas mais simples e menos complexas. "Evoluir" significa "mudar para adaptar".


  • Homens e dinossauros não coexistiram. A última espécie de dinossauro extinguiu-se há mais de 65 milhões de anos, enquanto a primeira espécie de Homo foi surgir apenas há 2,4 milhões de anos. Nos desencontramos por ~pouco~


  • Cabelo e unhas não continuam crescendo depois que morremos. A verdade é que a pele resseca e começa a "encolher", por isso a impressão errada.


  • Humanos não possuem apenas 5 sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato), mas quase 20. Entre eles, estão os sentidos do equilíbrio postural (percepções de balanço e aceleração), propriocepção (percepção de posição e orientação corporal), termocepção (relativo à percepção da temperatura ambiente), além das percepções de tempo, fome, sede, estômago cheio, vontade de urinar/defecar etc.

  • O gene dos ruivos não está em extinção. Como o gene que define a cor ruiva é recessivo, é possível que muitas pessoas o carreguem mas não o manifestem. A única maneira desse gene ser extinto seria se todas as pessoas do mundo que portassem tal gene morressem antes de se reproduzir ou simplesmente não o fizessem.


  • Nós não usamos apenas 10% do cérebro. Um ser humano com o corpo funcional (salvo, portanto, portadores de qualquer tipo de deficiência) usa 100% do órgão, já que cada área dele é responsável por uma função diversa.


  • Estalar as articulações dos dedos não os engrossa. O barulho que ouvimos são bolhas de ar que se formam ocasionalmente no líquido sinovial, que está presente entre todas as nossas articulações, com função de diminuir o atrito entre os ossos. Podem estalar à vontade, somos todos recheados de plástico-bolha! :D








.

E aí, algo foi novidade?
Em breve, postarei curiosidades referentes a outras áreas. Beijos e bom feriado!

3 comentários:

  1. Gostei dessa dos sentidos... 20? Uau! E eu preocupado com a perda parcial só dos 5 que eu conhecia...

    Beijos e bom feriado!

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe sempre me dizia que eu ia ficar com as juntas grossas de tanto estalar os dedos. Fui enganada a vida toda. ¬¬

    Hahahaha, adorei as curiosidades. ^^


    Bjs, Manu!

    ResponderExcluir
  3. "somos todos recheados de plastico bolha" haha
    e eu adoro estourar as bolinhas.

    E eu realmente acreditava q meus dedos ficariam grossos!

    Muito legal o post!

    ResponderExcluir

Bom senso, respeito e educação são esperados e sempre bem-vindos nos comentários. Obrigada pela visita!