20/10/2012

Cover: "Nothing Compares 2 U"

Talvez essa seja mais uma daquelas que a gente conhece pelo cover de maior sucesso, sem saber que a original era de outra pessoa.

  • Nothing Compares 2 U é uma composição de Prince, e foi gravada pelo seu projeto paralelo The Family, em 1985. Na original, a canção é um dueto, e recebeu pouca atenção na época.




  • A música só foi ganhar notoriedade quando foi regravada pela cantora irlandesa Sinéad O'Connor, em 1989, e sua performance ultra sentimental garantiu que a música se tornasse um dos maiores hits dos anos 90, e é até hoje a versão mais celebrada. O vídeo da canção é um ícone à parte, especialmente pela cena (autêntica) de Sinéad chorando ao cantar os versos "All the flowers that you planted, mama/ in the back yard/ All died when you went away". A cantora afirmou que se lembrou da relação difícil que sempre teve com a mãe, então já falecida. Esse vídeo foi indicado e recebeu muitos prêmios (entre eles o de Vídeo do Ano, no VMA de 1990, e foi a primeira vez que uma mulher recebeu este prêmio).




  • Desde então, a música tem ganhado várias versões, entre elas a que a banda britânica Stereophonics gravou para um evento beneficente; e, mais recentemente, a que o vocalista da banda Capital Inicial, Dinho Ouro Preto, gravou em seu último álbum solo.





E vocês, conhecem outras versões? Qual a sua favorita? :D

p.s.: essa da Sinéad sempre me arrepia.