11/11/2012

Domingo DIY: Stencil

Alguns aspectos do que vou ensinar aqui hoje vão meio que contra a maioria das técnicas que vocês encontrarão pela internet, mas, acreditem, já tentei de TODAS e a maioria foi um grande fiasco, pra mim. Eu nunca admito que não levo jeito pras coisas, então adaptei alguns passos de forma que funcionassem satisfatoriamente pra mim. Acredito que devam funcionar pra outras pessoas, também.

Ando me aventurando com stencil há uns anos, e acho que até hoje nunca fiz um que tivesse ficado bem-feito o suficiente. O de hoje também não ficou, mas olhem a minha cara de quem tá ligando (bom, imaginem a minha cara de quem tá ligando). Alguns deles são:



  Cliquem pra aumentar. Essa do Dalek, à esquerda, tem "Exterminate!" escrito em vermelho, embaixo.



Hoje, finalmente peguei aquela mochila preta sem graça e resolvi fazer algo a respeito - tipo colocar o emblema da USS Enterprise. Pra brincar com stencil em tecido, você vai precisar de:



- o objeto a ser pintado (OH REALLY)
- o desenho a ser pintado
- tinta pra tecido
- papel-cartão
- papel carbono
- tesoura
- estilete
- lápis/caneta
- batedor pra stencil
- pincel fino
- fita adesiva

Notas sobre os materiais:

Lembram quando eu disse no outro post que a graça do DIY era justamente usar o que você já tinha à mão? Então, grande parte dessas coisas mais diferentes vocês podem trocar por outra coisa: o papel-cartão pode ser qualquer papel mais durinho que uma folha sulfite (até caixinha de embalagem vale - eu usei o calendário do ano passado, pra vocês verem o nível). O batedor pra stencil é frescura, vocês podem usar qualquer tipo de espuma: um rolinho de pintura, uma esponja de banho ou o lado macio da esponja de lavar louça servem perfeitamente.

Passo a passo:



1. Primeiro, temos que transformar o desenho em um molde. É fácil: coloque-o sobre uma folha de papel carbono, posicionado sobre o papel-cartão. Use o lápis ou caneta pra contornar o desenho. ATENÇÃO: pra achar o desenho desejado, busquem pelo nome do objeto mais a palavra "stencil" em seu buscador de imagens de preferência. Normalmente, já existirão alguns moldes disponíveis, mas em alguns casos você não achará o que quer. Assim, recomendo que vocês procurem no filtro "clip art" ou "desenho linear".



2. Em seguida, corte o molde com a tesoura e os detalhes internos com o estilete. Essa parte deve ser feita com bastante cuidado (pelo bem dos detalhes e dos seus dedos, também). ATENÇÃO: desenhos com detalhes internos (como no caso do que eu usei) necessitam de algumas "pontes", que servem para que os detalhes não se desloquem do molde e acabem deixando sua pintura torta. Improvisem algumas (não muitas) para que eles não se soltem.



3. Fixe o molde com a fita adesiva na posição em que o deseja pintar, bastante firmemente.


4. Comece a bater a tinta com o batedor, suavemente e sem pressa (a chance de borrar esse troço é bem chata). ATENÇÃO: forre o tecido com algum papel ou plástico para que a tinta não passe para o outro lado. E ATENÇÃO [2]: procurem não fazer essa etapa com pincel, pois ele desloca o tecido com os movimentos de vai-e-vem, então a pintura fica bem desigual (e a coisa vira uma borradeira).

viram só a borradeira? ;(

5. Espere secar por alguns minutos antes de, cuidadosamente, retirar as fitas e o molde. ATENÇÃO: não espere secar completamente. Você vai perceber que, inevitavelmente, aconteceram alguns borrões, então é mais fácil removê-los enquanto a tinta ainda está meio molhada (remova com um cotonete úmido e com um pouco de sabão).

6. Retoque os detalhes finais (as "pontes" e os pedacinhos desiguais) com o pincel fino.

parabéns por ter estourado a foto, Emmanuella

7. Espere secar completamente antes de colocar em uso, e é isso aí!

.

A técnica mais comum que eu vejo em tutoriais é usando papel vegetal no lugar do papel-cartão. Depois do desenho ser passado a limpo nele, a gente precisa passar o papel a ferro quente pra que ele não fique com pontas e tal. Além de dar bem mais trabalho, eu não consigo cortar papel vegetal sem rasgar a coisa em pelo menos cinco lugares diferentes, então o uso de um papel mais firme me pareceu uma solução óbvia. Quanto à tinta, muita gente usa tinta em spray, o que com certeza é BEM mais prático, mas BEM mais caro. 

No mais, sugiro muita paciência. Não vai dar 100% certo da primeira vez, e nem na segunda (e, pra mim, nem na décima-terceira). Eu comecei a fazer stencil por não poder comprar as coisas como eu queria, então isso serviu de motivação pra continuar tentando. Se forem tentar, me digam como funcionou pra vocês e, se quiserem, me mostrem fotos!

2 comentários:

  1. Ficou lindo!!
    Vida longa e próspera!

    ResponderExcluir
  2. Vou tentar fazer isso com minhas camisetas, é bem interesante. Verei se consigo.

    E suas camisetas estão super bacanas. E tbm a mochila ficou legal.

    ResponderExcluir

Bom senso, respeito e educação são esperados e sempre bem-vindos nos comentários. Obrigada pela visita!