11/01/2013

"Eu Ouço Gente Morta": Dusty Springfield



A lindíssima Dusty, dona da voz que lhe deu a fama de "a maior cantora branca de soul que já existiu".

Dusty Springfield nasceu com um monte de nomes (Mary Isobel Catherine Bernadette O'Brien), e foi uma cantora britânica de sucesso entre as décadas de 1960 e 1980. Como era comum entre os artistas da época, Dusty veio de uma família de músicos e começou a cantar ainda muito jovem, passando por diversos grupos vocais até finalmente se lançar em uma carreira solo bem sucedida. Seus álbuns e maiores hits ainda ganham altas posições nas listas de melhores do gênero. Seus penteados extravagantes e a maquiagem pesada também lhe conferiram uma posição de ícone sessentista. Dusty é, até hoje, considerada uma das maiores cantoras do mundo, e algumas das suas músicas estão em trilhas sonoras de filmes atuais. (e ela também é membro do Rock and Roll Hall of Fame, tanto o americano quanto o britânico!)



Contudo, como invariavelmente acaba acontecendo com grande parte dos artistas bem sucedidos, Dusty tinha lá seus demônios. Foi diagnosticada com distúrbios de bipolaridade e também dupla personalidade, lá pelos anos 1970, o que a levou um quadro grave de alcoolismo e dependência química (que prejudicou bastante sua carreira neste ponto), além de até mesmo se ferir com cortes autoinfligidos ocasionalmente. Entre tudo isso, ainda havia o medo recorrente de rejeição pelas pessoas por causa de sua sexualidade. Dusty viveu muitos anos com uma parceira (tendo outras tantas no decorrer da vida), e chegou a declarar que "gostaria de conseguir amar um homem", mas teria "medo de deles".

A despeito disso, Dusty era conhecida por seu grande senso de humor entre amigos e familiares, e também por seu amor pelos animais. Ela também gostava tanto de ler mapas que frequentemente saía dirigindo sem rumo com intenção de se perder, só pra poder se localizar em um mapa e traçar seu caminho de volta.

E em 1994, enquanto gravava um novo álbum, Dusty foi diagnosticada com câncer de mama. Ela foi tratada com radioterapia, mas o câncer retornou dois anos depois. Apesar do tratamento rigoroso, acabou falecendo em 1999.

.

Seu primeiro sucesso, "I Only Want to Be With You":


Outro sucesso (da época, inclusive, gravado por vários artistas), "You Don't Have To Say You Love Me":




Com o Pet Shop Boys, já nos anos 1980, "What Have I Done to Deserve This":




Seu último vídeo oficial, "Roll Away":




E só pra fechar aqui, uma entrevista engraçadinha que ela fez com os Beatles, em 1963, quando apresentava o programa Ready Steady Go!: