02/01/2013

Fenômenos Comuns Que Nos Acontecem Mas... Por Que Cargas D'Água?

A Sensação de Estar Caindo




Dizem os estudos que pelo menos 70% das pessoas já acordaram de um sono profundo com a sensação de estar caindo de algum lugar. O fenômeno se chama Mioclonia noturna, e embora a ciência já tenha dado um nome e estimado as estatísticas, ainda não se sabe ao certo POR QUE isso acontece. A teoria mais aceita é que, quando dormimos, nossos músculos relaxam tanto que entram num estado de quase paralisia. Aí o cérebro, aquela coisa que nunca dorme, entende esse relaxamento todo como se a pessoa tivesse perdido a noção de chão e estivesse caindo, e aí ordena aos músculos que eles se "endireitem" pra que o dono do seu querido corpo não se estabaque de cara no chão; e é por isso que a gente acorda de repente com aquela sensação esquisita: porque nosso cérebro é meio superprotetor. Isso ocorre mais frequentemente com pessoas que sofrem de ansiedade; mas é um fenômeno normal e não faz mal à saúde.

.

Arrepios



A gente fica até achando que tudo o que não sabem explicar direito acaba sendo descrito como "inútil", mas é realmente o caso aqui. O que alguns chamam de "pele de galinha", mas na verdade se chama Horripilação, acontece quando nos assustamos, ou sentimos frio, ou nos emocionamos fortemente em relação a algo, e acontece com a contração dos músculos que ficam na base dos pelos, e a ordem para que eles façam isso vem da mesma área do sistema nervoso responsável pelos reflexos. Esse fenômeno acontece com todos os mamíferos, mas, nos outros animais, o arrepio se justifica: quando com medo, o pelo arrepiado os faz parecerem maiores e mais assustadores do que realmente são. Quando sentem frio, o pelo arrepiado os aquece mais satisfatoriamente. Mas pra nós, com essa escassez de pelos (que até já expliquei por que somos assim), não serve pra nada disso, e nem pra mais nada. É só mais uma daquelas coisas que a Evolução esqueceu de tirar do pacote, um vestígio de nossa vida primitiva. Não te faz se sentir um pouco ridículo?

.

Dedos enrugados
 
 

Na piscina por muito tempo ou desperdiçando água no banho, quem nunca? Pra entender como isso acontece, levemos em consideração de que todos nós temos três camadas de pele: e epiderme, que é a camada externa, muito fininha (aquela "pelinha" que levanta quando a gente se corta de leve e nem chega a sangrar), e que serve pra proteger as demais; a derme, logo abaixo, que é a camada mais grossa, onde fica a base dos pelos e também onde ficam as tatuagens (razão pela qual elas não saem, viram só?); e embaixo de tudo a hipoderme, onde fica a camada de gordura e por onde passam os nervos e algumas veias. Pois bem, essas três camadas são muito unidas, mas, se passam muito tempo submersas em água, começam a absorvê-la. E, por serem muito unidas, a água tem que ir "forçando" o caminho até ser finalmente absorvida. Isso acontece mais com os dedos (das mãos ou dos pés) porque é lá que a gente tem mais calos absorventes.

.

E quanto aos soluços, seja qual for a mandinga que lhes ensinarem, todas elas envolvem prender a respiração ou te distrair do fato de que você está soluçando, então o segredo pra eles pararem é esse aí. :)

.

Para estes e outros fenômenos explicados, confira o artigo original no Super Tight Stuff (em inglês).