Pular para o conteúdo principal

Fenômenos Comuns Que Nos Acontecem Mas... Por Que Cargas D'Água?

A Sensação de Estar Caindo




Dizem os estudos que pelo menos 70% das pessoas já acordaram de um sono profundo com a sensação de estar caindo de algum lugar. O fenômeno se chama Mioclonia noturna, e embora a ciência já tenha dado um nome e estimado as estatísticas, ainda não se sabe ao certo POR QUE isso acontece. A teoria mais aceita é que, quando dormimos, nossos músculos relaxam tanto que entram num estado de quase paralisia. Aí o cérebro, aquela coisa que nunca dorme, entende esse relaxamento todo como se a pessoa tivesse perdido a noção de chão e estivesse caindo, e aí ordena aos músculos que eles se "endireitem" pra que o dono do seu querido corpo não se estabaque de cara no chão; e é por isso que a gente acorda de repente com aquela sensação esquisita: porque nosso cérebro é meio superprotetor. Isso ocorre mais frequentemente com pessoas que sofrem de ansiedade; mas é um fenômeno normal e não faz mal à saúde.

.

Arrepios



A gente fica até achando que tudo o que não sabem explicar direito acaba sendo descrito como "inútil", mas é realmente o caso aqui. O que alguns chamam de "pele de galinha", mas na verdade se chama Horripilação, acontece quando nos assustamos, ou sentimos frio, ou nos emocionamos fortemente em relação a algo, e acontece com a contração dos músculos que ficam na base dos pelos, e a ordem para que eles façam isso vem da mesma área do sistema nervoso responsável pelos reflexos. Esse fenômeno acontece com todos os mamíferos, mas, nos outros animais, o arrepio se justifica: quando com medo, o pelo arrepiado os faz parecerem maiores e mais assustadores do que realmente são. Quando sentem frio, o pelo arrepiado os aquece mais satisfatoriamente. Mas pra nós, com essa escassez de pelos (que até já expliquei por que somos assim), não serve pra nada disso, e nem pra mais nada. É só mais uma daquelas coisas que a Evolução esqueceu de tirar do pacote, um vestígio de nossa vida primitiva. Não te faz se sentir um pouco ridículo?

.

Dedos enrugados
 
 

Na piscina por muito tempo ou desperdiçando água no banho, quem nunca? Pra entender como isso acontece, levemos em consideração de que todos nós temos três camadas de pele: e epiderme, que é a camada externa, muito fininha (aquela "pelinha" que levanta quando a gente se corta de leve e nem chega a sangrar), e que serve pra proteger as demais; a derme, logo abaixo, que é a camada mais grossa, onde fica a base dos pelos e também onde ficam as tatuagens (razão pela qual elas não saem, viram só?); e embaixo de tudo a hipoderme, onde fica a camada de gordura e por onde passam os nervos e algumas veias. Pois bem, essas três camadas são muito unidas, mas, se passam muito tempo submersas em água, começam a absorvê-la. E, por serem muito unidas, a água tem que ir "forçando" o caminho até ser finalmente absorvida. Isso acontece mais com os dedos (das mãos ou dos pés) porque é lá que a gente tem mais calos absorventes.

.

E quanto aos soluços, seja qual for a mandinga que lhes ensinarem, todas elas envolvem prender a respiração ou te distrair do fato de que você está soluçando, então o segredo pra eles pararem é esse aí. :)

.

Para estes e outros fenômenos explicados, confira o artigo original no Super Tight Stuff (em inglês).

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas das bandeiras mais interessantes do mundo

As bandeiras dos países do mundo são mais do que uma demonstração de cores e padrões: cada detalhe - a escolha e predominância das cores, as faixas, os símbolos, as formas - carrega um significado histórico e/ou cultural que ensina muito sobre o país representado. Selecionei para essa postagem algumas das histórias mais interessantes.
(Não vou falar da nossa Auriverde porque todos nós já estamos carequinhas, certo?)



Reino Unido Union Flag ou Union Jack (azul, vermelho e branco)
Essa bandeira não é a da Inglaterra, como muitos pensam, mas representa os quatro países que formam o Reino Unido: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Esse desenho é usado desde 1801, quando a Grã-Bretanha se uniu à Irlanda do Norte, e é uma mistura das bandeiras desses países: a cruz vermelha de São Jorge (patrono da Inglaterra) sobre a cruz branca de São Patrício (padroeiro da Irlanda), por sua vez sobre a cruz de Santo André (padroeiro da Escócia). O País de Gales não está representado na …

O Dia dos Namorados e a visão de romance por uma assexual arromântica

Vejo que isso vem mudando lentamente, mas, como regra geral, todo mundo é naturalmente criado e tratado como heterossexual (e, consequentemente, heterorromântico). Eu, claro, cresci com essa absoluta certeza e não questionei isso até meados dos meus 20 anos. Até então, achei que eu só era mais "devagar" pra certas coisas, mesmo. Mas vamos ter que voltar um pouco e compartilhar informação demais.
Como expliquei na página de educação e visibilidade, o fato das orientações sexual e romântica serem coisas separadas e muitas vezes não serem correspondentes é o que mais confunde quem demora a "sair do armário". Eu mesma ainda me vejo questionando ambas, embora esteja convencida de que estou, ao menos, em algum espectro de ambas (confira a página mencionada). Não posso falar por todos os assexuais arromânticos porque, obviamente, cada pessoa é diferente da outra e as coisas são diferentes pra todo mundo. Então vou falar por mim.
Embora só tenha percebido isso recentement…

Conhece o teste de personalidade Myers-Briggs?

O MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) é um teste psicométrico altamente difundido pelo mundo, embora não seja completamente validado pela psicologia.
Baseadas nas teorias tipológicas propostas originalmente por Carl Jung, Katherine Briggs e sua filha Isabel Myers desenvolveram este indicador na época da Segunda Guerra com a intenção de que, com tal teste, as mulheres descobrissem que trabalhos poderiam desempenhar com mais eficiência e conforto de acordo com os aspectos das suas personalidades. 
O teste considera 16 tipos de personalidades, representados por siglas que são combinações de quatro dicotomias. São elas:


EXTROVERSÃO x INTROVERSÃO SENSORIAL x INTUIÇÃO RAZÃO (Thinking) x SENTIMENTO (Feeling) JULGAMENTO x PERCEPÇÃO

Os 16 tipos são, portanto (clique para ampliar):



Ao realizar o teste, que consiste de várias perguntas a respeito de suas preferências pessoais, o indivíduo é apresentado a um relatório com a sigla das quatro dicotomias que representam seu tipo de personalidade. Um tes…