30/03/2013

Sábado DIY: Transformando a camiseta velha numa bolsa (sem costura!)

Todos já conhecem as minhas desculpas pro sumiço, então vamos direto ao post.



Não é sempre que a gente quer sair de bolsa, mas acaba sendo meio que indispensável. Homens entenderiam isso melhor se percebessem que as calças femininas não têm mais bolsos de verdade. (Isso, na real, me incomoda há muitos anos: O QUE CUSTA COLOCAR BOLSO DE VERDADE NAS CALÇAS?! A Femen já protestou contra isso? Fica a dica, gurias)

Essa reciclagem aqui é ideal pra quando a gente precisa ir dar um pulo em algum lugar, sem ter que carregar aquela bolsa de 20kg e um monte de tranqueira que não vamos precisar mas ficamos com preguiça de tirar de lá de dentro.

Você vai precisar de:



  • a tal camiseta velha (ou grande, ou qualquer uma que você não vá se arrepender de reciclar - não tem volta ok)
  • uma tesoura


Passo 1: Corte fora as duas mangas (até um dedo abaixo da costura das axilas), a gola (até uma profundidade que não atinja a estampa, e até 3 dedos de distância da gola nos ombros), e a ribana de baixo.

(Este passo é o que eu chamo de Primeira Parada do Arrependimento: se não quiser continuar a reciclagem, pelo menos aqui você ganha uma regata fresquinha!)


Passo 2: Na parte inferior da camiseta, vá cortando linhas verticais de aproximadamente 3 dedos de altura (a largura fica à critério, mas quanto mais estreito, melhor).

(Esta é a Segunda e Última Parada do Arrependimento: se quiser parar por aqui, você ganha uma regata com franjinhas, que são super descoladas)


Passo 3: Vire a camiseta do avesso e comece a unir as tiras com nós bem firmes, de modo a unir os dois lados da camiseta. Dica: Você pode optar por fazer os nós pelo lado certo da camiseta, deixando-os aparentes. Fica bonitinho, se ficar bem feito!



Passo 4: Desvire a camiseta. Ela vai ficar com essa aparência das fotos. Note como os nós ficam bem pouco visíveis. Por isso, quanto mais firmes você fizer os nós, menos "buraquinhos" ficarão entre um nó e outro.


Se quiser parar por aqui, você acaba de fazer uma sacolinha de mão, ideal para fazer pequenas compras ou ficar arrastando por aí!


Passo 5: Se quiser transformar a sacolinha em uma bolsa à tiracolo, basta aproveitar a ribana que você retirou da camiseta e amarrar cada ponta em um antigo ombro da camiseta. O acabamento fica por conta da criatividade e disponibilidade de material de vocês: pode colocar uns buttons, colar uns rebites, pendurar coisas e sei lá, se virem. E é isso aí!

"olhai para a própria bagunça antes de julgares a de outrem" - tenho certeza que isso tá em algum lugar na Bíblia

Fiz um teste aqui e enfiei nela um livro de 240 páginas, um gibi, meu estojo com os óculos, carteira e celular. Coube tudo e ela aguenta o peso tranquilamente. Vale costurar um forro, se quiser deixá-la mais resistente, aplicar zíper, sei lá, se souberem costurar, aproveitem!

Boa Páscoa, população!

Um comentário:

Bom senso, respeito e educação são esperados e sempre bem-vindos nos comentários. Obrigada pela visita!