Pular para o conteúdo principal

Cinquentões em 2014

Ano passado, comemoramos o cinquentenário de muita coisa e gente legal. 

Este ano, mostro alguns novos cinquentenários para comemorarmos.

(Tô sendo bem parcial)

(Acho que vou fazer isso todo ano :P)

▼▼▼▼▼

Sandra Bullock,  Keanu Reeves, Russell Crowe, Christopher Eccleston...














Sandra Bullock, mais conhecida pelas comédias, estrelou recentemente em Gravidade; Keanu Reeves, mais conhecido pela trilogia Matrix, estrelou recentemente em 47 Ronins; Russell Crowe, mais conhecido por Gladiador, estrelou recentemente em Noé; Christopher Eccleston, mais conhecido pela nona encarnação do personagem principal de Doctor Who, estrelou recentemente em Thor 2. E também Nicholas Cage e vários outros atores e atrizes. Escolham seus favoritos.

Dan Brown e Rick Riordan






















Ambos autores de livros de sucesso. Dan Brown é mais conhecido pelas aventuras do professor Robert Langdon, algumas delas adaptadas para o cinema. Rick Riordan é mais conhecido pelas aventuras de Percy Jackson e companhia, que também viraram adaptações para o cinema. (Descobri há pouco tempo que Dan Brown tinha uma banda. Foi... estranho)

Demolidor


Matt Murdock é um advogado de dia e justiceiro à noite (teoricamente, todo advogado teria de ser um justiceiro, mas...). O acidente que o deixou cego, ainda garoto, foi também o responsável por seus dons: Matt tem uma audição tão aguçada que lhe serve de "radar". É um dos meus super-heróis favoritos, criado por Stan Lee e Bill Everett em 1964. No mesmo ano, também foram criados o Gavião Arqueiro e a Viúva Negra, ambos como vilões, mas agora conhecidos pelos Vingadores.


You Really Got Me, House of the Rising Sun, Oh Pretty Woman, The Times They Are A-Changing, The Sound of Silence...


Ah, que ano fenomenal para a música... Me contive pra não colocar muitas mais. Essas são algumas das muitas que ocuparam o topo das paradas do ano, e todas são clássicas lembradas até hoje. (House of the Rising Sun, na verdade, é uma canção folclórica muito antiga - ninguém sabe exatamente de quando, mas a versão mais conhecida é essa do The Animals)

The Who, The Band, The Jackson 5, The Velvet Underground...



Dentre as muitas bandas que surgiram em 1964. The Who ainda está na ativa, com apenas dois dos membros originais. The Band foi originalmente banda de apoio de alguns artistas (incluindo Bob Dylan), que depois se virou sozinha. The Jackson 5, que marcou o início da carreira de Michael Jackson, quando ele ainda tinha 5 anos de idade. The Velvet Underground, considerada uma das pioneiras do punk rock, liderada por Lou Reed.

A Hard Day's Night


O primeiro filme dos Beatles, no qual eles satirizam a própria vida e a própria banda, focando no comportamento absurdo dos fãs em plena Beatlemania, com bastante humor e música.


Também: a morte de Sam Cooke; a criação de Família Addams, Pantera Cor-de-Rosa, Mary Poppins e o livro Charlie e a Fábrica de Chocolates; Bonequinha de Luxo; TVs de plasma e LCD (sim, já há 50 anos); as primeiras fotos da Lua; e muito mais...

Postagens mais visitadas deste blog

O Dia dos Namorados e a visão de romance por uma assexual arromântica

Vejo que isso vem mudando lentamente, mas, como regra geral, todo mundo é naturalmente criado e tratado como heterossexual (e, consequentemente, heterorromântico). Eu, claro, cresci com essa absoluta certeza e não questionei isso até meados dos meus 20 anos. Até então, achei que eu só era mais "devagar" pra certas coisas, mesmo. Mas vamos ter que voltar um pouco e compartilhar informação demais.
Como expliquei na página de educação e visibilidade, o fato das orientações sexual e romântica serem coisas separadas e muitas vezes não serem correspondentes é o que mais confunde quem demora a "sair do armário". Eu mesma ainda me vejo questionando ambas, embora esteja convencida de que estou, ao menos, em algum espectro de ambas (confira a página mencionada). Não posso falar por todos os assexuais arromânticos porque, obviamente, cada pessoa é diferente da outra e as coisas são diferentes pra todo mundo. Então vou falar por mim.
Embora só tenha percebido isso recentement…

Algumas das bandeiras mais interessantes do mundo

As bandeiras dos países do mundo são mais do que uma demonstração de cores e padrões: cada detalhe - a escolha e predominância das cores, as faixas, os símbolos, as formas - carrega um significado histórico e/ou cultural que ensina muito sobre o país representado. Selecionei para essa postagem algumas das histórias mais interessantes.
(Não vou falar da nossa Auriverde porque todos nós já estamos carequinhas, certo?)



Reino Unido Union Flag ou Union Jack (azul, vermelho e branco)
Essa bandeira não é a da Inglaterra, como muitos pensam, mas representa os quatro países que formam o Reino Unido: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Esse desenho é usado desde 1801, quando a Grã-Bretanha se uniu à Irlanda do Norte, e é uma mistura das bandeiras desses países: a cruz vermelha de São Jorge (patrono da Inglaterra) sobre a cruz branca de São Patrício (padroeiro da Irlanda), por sua vez sobre a cruz de Santo André (padroeiro da Escócia). O País de Gales não está representado na …

As curiosas origens de 4 famosos jogos de tabuleiro

Adaptado do artigo original do Mental Floss.



Jogos de tabuleiro são uma forma de entretenimento criada pelos egípcios há 5 mil anos e nunca saíram de moda, mesmo que atualmente tenham sido adaptados em vídeo games ou jogos para o celular. Aqui vão as origens de alguns dos sucessos mundiais favoritos:

Monopoly / Banco Imobiliário

Embora seja considerado um jogo que glorifica o capitalismo (tendo sido banido de países como a China e a antiga União Soviética), este clássico foi inventado para representar justamente a ideia oposta. A americana Elizabeth Magie era ativista contra o pagamento de impostos imobiliários, no fim do século 19. Segundo ela e outros simpatizantes, deveria haver apenas um imposto de propriedade, diminuindo assim a diferença de riqueza entre os senhorios e os inquilinos. Para demonstrar de uma maneira fácil como as coisas aconteciam na época, Lizzie patenteou, em 1904, um jogo chamado The Landlord's Game ("O jogo do senhorio"), cujo objetivo era acumula…