16/05/2014

Gente que, literalmente, morreu de rir

Estava eu revendo alguns sketches do Monty Python's Flying Circus e, ao ver "The Funniest Joke in the World" (sobre uma piada tão engraçada que qualquer um que a ouvisse, lesse, ou tentasse contá-la morreria; até o dia em que resolveram usá-la como arma de guerra e a traduziram para o alemão para derrotar o exército nazista), me lembrei de que li, uma vez, sobre pessoas que realmente morreram de rir.


(não, a gente não fica sabendo qual é a piada. As palavras em alemão, inclusive, foram inventadas)



Tecnicamente, é possível morrer de rir. O que acontece é que uma crise de riso provocada pode causar uma parada cardíaca ou asfixia por engasgamento. A crise de riso patológica (causada por lesões do hipotálamo, por exemplo) é uma ocorrência rara, porém, e é clinicamente descrita como hilaridade fatal.


Não, Norman, não é assim que se "mata" de rir.


Relatos de mortes devidas à crises de riso remontam à Grécia antiga, desde 5 a.C. Entre alguns outros casos, um fazendeiro americano morreu, em 1893, depois de passar uma hora rindo da própria piada. Em 1975 e em 1989, duas pessoas morreram de rir ao assistir comédias (um assistia a um episódio de The Goodies - a esposa deste até enviou uma carta ao programa agradecendo-os por tornarem os últimos momentos de seu marido tão divertidos, sabendo que ele tinha uma condição cardíaca já delicada -, e o outro assistia ao filme Um Peixe Chamado Wanda).

Na ficção, as mortes por riso são bem mais frequentes. Coringa, vilão de Batman, é conhecido por matar suas vítimas com um veneno que induz ao riso, deixando cadáveres com sorrisos assustadores no rosto. Outras cenas existem nos filmes Uma Cilada Para Roger Rabbit, Mary Poppins, em um episódio de South Park (Kenny? Kenny.) e um de Seinfield; entre várias outras, além do vídeo postado acima.



Em tempo:

Uma pesquisa foi recentemente conduzida por um psicólogo inglês, com intenção de descobrir a piada mais engraçada do mundo. Depois recolher sugestões e avaliações por um ano, através do website criado por ele, a vencedora foi:

Dois caçadores estão em um bosque, quando um deles desmaia. Ele parece não estar respirando e seus olhos estão vidrados. O outro caçador pega o telefone e liga para a emergência: “Meu amigo está morto! O que faço?”. O atendente responde: “Calma, eu te ajudo. Primeiro, temos que ter certeza de que ele está morto”. Há um silêncio, e então um tiro é ouvido. De volta ao telefone, o cara diz: “Pronto, e agora?”.



Fontes: http://web.archive.org/web/20080412072030/http://www.canongate.net/Lists/Death/9PeopleWhoDiedLaughing
http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/pesquisadores-elegem-a-piada-mais-engracada-do-mundo/

2 comentários:

  1. A piadinha até que é boa, mas o vídeo é um dos mais engraçados que já vi, até chorei. Não conhecia esse sketch (?) deles. Valeu, Manu!

    ResponderExcluir

Bom senso, respeito e educação são esperados e sempre bem-vindos nos comentários. Obrigada pela visita!