18/07/2014

Cover: "Please Mr. Postman"

Não há dúvida de que o carteiro é a visita mais esperada, a ausência mais sentida, e a pessoa mais xingada quando certos imprevistos acontecem. Mas digamos que isso tudo está na cartilha, já que o amigão foi homenageado em várias versões deste clássico:



Please Mr. Postman foi composta numa colaboração entre vários compositores (Brian Holland, Freddie Gorman, Georgia Dobbins, Robert Bateman, William Garrett), que transformaram o que foi originalmente composto como um blues em uma balada pop. Foi o primeiro hit da Motown a alcançar o número 1 das paradas da Billboard, tanto na ocasião do lançamento da original quanto do lançamento da versão mais famosa. A letra fala sobre uma moça que está à espera de notícias do namorado, que está na guerra, e todos os dias interpela o carteiro para que ele confira se não tem uma carta para ela em sua bolsa. Originalmente gravada pelo grupo vocal feminino The Marvelettes (no vídeo acima) em 1961, contou com o colega de gravadora Marvin Gaye na bateria. Esta versão foi a que apareceu na trilha sonora do filme Caminhos Perigosos (1973), de Martin Scorcese.


Dois anos depois, o ascendente grupo The Beatles gravou uma versão da música em seu  segundo álbum, With The Beatles (1963). A música já fazia parte do seu repertório ao vivo desde o ano anterior, e seus primeiros trabalhos incluíram versões de vários sucessos americanos. Apesar disso, John Lennon talvez tenha deixado escapar seu sotaque britânico pela primeira vez em estúdio (por se inspirarem nos ídolos americanos do rock, gostavam de tentar o sotaque deles), no verso "deliva de letta, de soona de betta!".


E aí, em 1974, a dupla The Carpenters grava a versão mais famosa da canção, dando a ela novamente o primeiro lugar nas paradas, com o vídeo gravado na Disney. A versão lhes rendeu um disco de ouro.

 

Existem ainda outras versões de alguns outros artistas. Como você conheceu a música?

2 comentários:

  1. Pelo que me lembro, comecei a prestar atenção à essa música pelos Carpenters, ainda a melhor versão, em que pese a minha admiração pelos Beatles.

    ResponderExcluir
  2. De todas eu conhecia só a versão dos Beatles, rs... Adorei a do Carpenters!

    Beijo Manu!

    ResponderExcluir

Bom senso, respeito e educação são esperados e sempre bem-vindos nos comentários. Obrigada pela visita!