Pular para o conteúdo principal

10 coisas que me despertam a curiosidade

Apresentando o layout novo! 

Sou muito curiosa a respeito de várias coisas, e gosto de estudá-las e me atualizar a respeito, sempre que posso. Entre elas:

  1. Línguas estrangeiras. Gostaria de ter oportunidade de continuar estudando as que comecei, e começar várias outras, mas não posso enquanto estiver morando aqui. Quase me arrependo de não ter feito Letras porque perdi a oportunidade de estudar Linguística, que também gosto muito.

  2. Zoologia e Comportamento Animal. Era a especialização que eu gostaria de ter feito, depois que me formei, mas também não tive oportunidade para tal. Fiz alguns cursos de curta duração sobre os dois, porém, e é o que ainda me apaixona na Biologia, além de Evolução.

  3. "Que fim levou...?". Me apego absurdamente a certos artistas favoritos, e como grande parte deles é de filmes ou programas muito antigos, estou sempre pesquisando sobre eles: que outras coisas fizeram, se ainda estão vivos, fotos recentes. Também gosto de pesquisar sobre artistas que atuam muito caracterizados, e adoro ver o quanto eles são normais (ou não!!) por baixo de toda a maquiagem e figurino.  

  4. Mitologias e lendas. AMO Mitologias, de que parte do mundo forem. Acho-as fascinantes, e importantes para determinar a cultura e História dos povos e países.

  5. História. Essencial para todo curioso! É a única maneira de se entender qualquer coisa - até a Ciência precisa da História. Fun fact: só tive um mês pra estudar para o vestibular, e usei ele todo para estudar História (em vez de me dedicar à Biologia :P).

  6. Lugares históricos. Como não viajo, sempre que leio sobre algum lugar importante ou interessante em qualquer lugar do mundo procuro pelas fotos imediatamente. Fiz um mural para elas no Pinterest e fico lá olhando e atiçando minhas lombrigas viajantes que não podem ser alimentadas.

  7. Ficção científica. Minha maneira favorita de aprender um pouco de Física sem ter que resgatar meus livros escolares. É frequentemente meu gênero de escolha para qualquer tipo de entretenimento, e sempre procuro ler/assistir a clássicos ou novidades do gênero.

  8. Astronomia. Nunca fui muito boa em Física, embora sinta vontade de estudar o assunto agora que não tenho outras obrigações escolares, porque sei que é fascinante. O Espaço me maravilha e eu gostaria muito de entender mais sobre ele. É uma paixão que herdei da minha mãe (que entende muito mais do que eu), e cresci folheando livros sobre o assunto que ela sempre teve.

  9. Filosofia. Embora não seja um assunto que eu me pegue pesquisando, sempre gosto muito quando tenho contato. Não estudei a disciplina na escola ou na faculdade (ela se tornou obrigatória logo depois que eu terminei ambos!).

  10. Os livros do nosso escritório. Estou sempre mencionando meu projeto de ler todos os livros da casa, e às vezes evoluo um tanto, mas como frequentemente adquirimos novos, o projeto fica cada vez mais complicado de cumprir. Não tem uma vez que eu pise no escritório e não fique lendo as lombadas dos livros com aquela coceirinha de furar a fila mais uma vez. De vez em quando faço isso.

Ok, esses são os meus dez itens. E quanto a vocês? O que lhes faz pensar "Hm, preciso saber mais sobre isso!"?

p.s.: itens extras incluem casos de serial killers e pesquisa de simbolismos.

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas das bandeiras mais interessantes do mundo

As bandeiras dos países do mundo são mais do que uma demonstração de cores e padrões: cada detalhe - a escolha e predominância das cores, as faixas, os símbolos, as formas - carrega um significado histórico e/ou cultural que ensina muito sobre o país representado. Selecionei para essa postagem algumas das histórias mais interessantes.
(Não vou falar da nossa Auriverde porque todos nós já estamos carequinhas, certo?)



Reino Unido Union Flag ou Union Jack (azul, vermelho e branco)
Essa bandeira não é a da Inglaterra, como muitos pensam, mas representa os quatro países que formam o Reino Unido: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Esse desenho é usado desde 1801, quando a Grã-Bretanha se uniu à Irlanda do Norte, e é uma mistura das bandeiras desses países: a cruz vermelha de São Jorge (patrono da Inglaterra) sobre a cruz branca de São Patrício (padroeiro da Irlanda), por sua vez sobre a cruz de Santo André (padroeiro da Escócia). O País de Gales não está representado na …

O Dia dos Namorados e a visão de romance por uma assexual arromântica

Vejo que isso vem mudando lentamente, mas, como regra geral, todo mundo é naturalmente criado e tratado como heterossexual (e, consequentemente, heterorromântico). Eu, claro, cresci com essa absoluta certeza e não questionei isso até meados dos meus 20 anos. Até então, achei que eu só era mais "devagar" pra certas coisas, mesmo. Mas vamos ter que voltar um pouco e compartilhar informação demais.
Como expliquei na página de educação e visibilidade, o fato das orientações sexual e romântica serem coisas separadas e muitas vezes não serem correspondentes é o que mais confunde quem demora a "sair do armário". Eu mesma ainda me vejo questionando ambas, embora esteja convencida de que estou, ao menos, em algum espectro de ambas (confira a página mencionada). Não posso falar por todos os assexuais arromânticos porque, obviamente, cada pessoa é diferente da outra e as coisas são diferentes pra todo mundo. Então vou falar por mim.
Embora só tenha percebido isso recentement…

Conhece o teste de personalidade Myers-Briggs?

O MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) é um teste psicométrico altamente difundido pelo mundo, embora não seja completamente validado pela psicologia.
Baseadas nas teorias tipológicas propostas originalmente por Carl Jung, Katherine Briggs e sua filha Isabel Myers desenvolveram este indicador na época da Segunda Guerra com a intenção de que, com tal teste, as mulheres descobrissem que trabalhos poderiam desempenhar com mais eficiência e conforto de acordo com os aspectos das suas personalidades. 
O teste considera 16 tipos de personalidades, representados por siglas que são combinações de quatro dicotomias. São elas:


EXTROVERSÃO x INTROVERSÃO SENSORIAL x INTUIÇÃO RAZÃO (Thinking) x SENTIMENTO (Feeling) JULGAMENTO x PERCEPÇÃO

Os 16 tipos são, portanto (clique para ampliar):



Ao realizar o teste, que consiste de várias perguntas a respeito de suas preferências pessoais, o indivíduo é apresentado a um relatório com a sigla das quatro dicotomias que representam seu tipo de personalidade. Um tes…