07/10/2014

O Homem de Areia

The Oddment Emporium

 

O Sandman (conhecido em Portugal como João Pestana) é uma criatura do folclore norte europeu que traria bons sonhos às pessoas ao salpicar areia mágica em seus olhos à noite. Porém, o personagem tem recebido uma imagem mais negativa e vilanesca do que originalmente pretendido.

A primeira obra escrita sobre o personagem data de 1816, um conto alemão chamado Der Sandmann. Nele, ao contrário da personalidade amável que lhe é atribuída, o Homem de Areia é descrito como uma criatura maligna que joga areia nos olhos das pessoas para que eles caiam, e assim ele os recolheria e os levaria "à lua, para alimentar seus filhos"; mas, na verdade, é apenas uma história que um dos personagens usava para assustar seus filhos, para que não fossem dormir tarde e assim ele pudesse executar em paz suas atividades clandestinas.

Hans Christian Andersen escreveu um conto sobre o Sandman em 1841, chamado Ole Lukøje. Esta versão é a que condiz com a tradição contada sobre o personagem, e narra os sonhos que um menino teve durante uma semana, induzidos pelo Homem de Areia.


Na cultura popular, o Sandman é mais conhecido pela obra-prima de Neil Gaiman: as histórias em quadrinhos de mesmo nome. Nelas, o personagem é associado a Morfeu, e é frequentemente chamado apenas de Sonho. É um dos sete irmãos Perpétuos, sendo os outros Destruição, Desespero, Delírio, Desejo, Destino, e Morte. (em inglês é mais legal, todos têm nomes começados em D :P) Uma versão para o cinema já vem sendo cogitada há muitos anos, mas agora parece que vai realmente acontecer, sob a direção de Joseph Gordon-Levitt. A Marvel possui um personagem chamado Homem-Areia, mas não tem a ver com o folclore. Ele é um cara que literalmente vira areia, e é um vilão do Homem-Aranha.

Além disso, o personagem folclórico já foi mencionado e teve participação em alguns filmes e animações, como o (quase) recente A Origem dos Guardiões (2012), sendo um dos personagens principais.

Na música, compartilho as seguintes:

Enter Sandman, do Metallica


O primeiro single do álbum autointitulado da banda, mais conhecido como Black Album (1991), e uma música bastante conhecida e bem-sucedida nas paradas. A letra tem a ver com os pesadelos de uma criança, dando ao Sandman uma postura mais assustadora do que simpática. O vídeo foi bastante premiado, na época, e a canção recebeu versões de diversos artistas.


Mr. Sandman, canção popular


Composta por Pat Ballard em 1954 e popularizada pelo grupo vocal The Chordettes no mesmo ano, o Sandman representado aqui recebe um apelo das pessoas apaixonadas para que sonhem com a pessoa amada. A canção alcançou a primeira posição das paradas da Billboard britânica na época, e tem sido trilha sonora de muitos filmes (especialmente de terror, como Halloween - o que eu acho que combina muito), inclusive de De Volta Para o Futuro, e de um episódio da série Grimm. Também recebeu diversas versões de vários artistas, e minha favorita é esta do Blind Guardian (por causa do vídeo assustador):




Blood Red Sandman, do Lordi


Do álbum The Monsterican Dream (2004). A banda finlandesa de Hard Rock tem o costume de lançar curtas de terror em cada vídeo que fazem para suas músicas, e esse é um bom exemplo. O Sandman desta música foi um personagem inventado pela banda, que queria ter usado Santa (Papai Noel) no lugar, ideia que foi vetada pela gravadora. Alguns dizem que ele é referência a Freddy Krueger, outros que a Jack o Estripador, por causa de algumas referências na letra.

Sandmann, do OOMPH!


Single do álbum Monster (2008) da banda alemã, e o Sandman da letra é aquele do conto alemão, que rouba os olhos das crianças. O vídeo compara duas famílias durante a Grande Depressão dos anos 1920.

.

Fonte: Wikipedia

Um comentário:

  1. Gostei, adoro a versão do Neil Gaiman, mas não conhecia a versão do Hans Christian Andersen.

    ResponderExcluir

Bom senso, respeito e educação são esperados e sempre bem-vindos nos comentários. Obrigada pela visita!