Pular para o conteúdo principal

10 músicas que me trazem lembranças da adolescência

(tema retirado de uma lista de propostas)

A adolescência é uma fase sinistra. Talvez a adolescência nos anos 2000 tenha sido tão bizarra quanto qualquer outra, e as músicas que me acompanharam então são uma bagunça digna de qualquer revolução hormonal.

Bom, são MUITAS as que marcaram essa fase. Vou listar as que lembrei primeiro e que me trazem lembranças específicas:


1. Everybody Get Up, Five


Ensaiei essa coreografia durante meses, para uma apresentação em uma gincana da escola, mas acabei sendo chutada do grupo de dança porque não tinha a calça skatista para a apresentação...


2. Wherever You Will Go, The Calling


Minha equipe da gincana de inglês na escola foi a vencedora graças à última tarefa: a de organizar a letra desta música em menos tempo!


3. Jahu, Lulu Santos



Essa música tava num CD que eu ouvia enquanto estudava pro vestibular, e acredito piamente que muito do que não consegui estudar direito veio da minha cabeça tentando descobrir o que diabos era um jahu. (e desculpa, Lulu, mas os Mamonas Assassinas rimaram "Van Damme" com "andaime" bem antes)


4. Um Anjo Veio me Falar, Rouge


Gente, a gente tinha um grupo cover do Rouge na escola. E essa era a única que todas nós sabíamos de cor. HASHUASUHSUHAUHSAHUASHUHUAS


5. Nada a Declarar, Ultraje a Rigor


Porque era o ápice da revolta adolescente cantar esse refrão em voz alta dentro do transporte escolar cheio de criancinhas.


6. Inesquecível, Sandy & Junior


Primeira vez que peguei um vírus no computador foi quando uma amiga me emprestou um disquete com as letras das músicas de Sandy & Junior (talvez eu tenha pedido por isso)... O que também é inesquecível (trocadilho levemente intencional) nessa música é o excelente final: "Se eu não tiver você, agora e sempre vai estar... O QUÊ?... Preso em meus olhooo- JUNIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOR!!!! -oooos... Inesquecível em miiiiiim!".


7. Perdi Você, Twister


Como todo mundo, odiei o Twister quando surgiu com aquela coisa esquisita da 40 Graus. Mas aí a lavagem cerebral midiática foi fazendo efeito e eu até comecei a gostar deles (comprei a fita K7 e tudo), e cheguei até ao ponto de escolher um favorito do grupo - que no caso é o que canta essa música (não lembro mais o nome da criatura), então essa aí era a minha favorita deles por este motivo bem besta. Pqp.


8. Imitation of Life, R.E.M.



Eu não sei exatamente que lembranças essa música me traz, mas, sempre que a ouço, uma mistura de sensações adolescentes acontece e me deixa meio confusa. Ela estava na trilha sonora de uma novela da época e, embora eu não a assistisse, tinha o CD e o sabia de cor. Essa era uma das minhas favoritas e provavelmente me acompanhou em algum drama adolescente, porque ouvi-la me faz me sentir sozinha, pensar em coisas que não podem ser, e até chego a ver chuva...


9. Jeito Sexy, Fat Family


Desculpa, humanidade, mas treinei tanto na época pra conseguir fazer esse movimento de pescoço que sei fazer até hoje.


10. Eu Me Apaixonei Pela Pessoa Errada, Exaltasamba


Afinal, QUEM NUNCA?

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas das bandeiras mais interessantes do mundo

As bandeiras dos países do mundo são mais do que uma demonstração de cores e padrões: cada detalhe - a escolha e predominância das cores, as faixas, os símbolos, as formas - carrega um significado histórico e/ou cultural que ensina muito sobre o país representado. Selecionei para essa postagem algumas das histórias mais interessantes.
(Não vou falar da nossa Auriverde porque todos nós já estamos carequinhas, certo?)



Reino Unido Union Flag ou Union Jack (azul, vermelho e branco)
Essa bandeira não é a da Inglaterra, como muitos pensam, mas representa os quatro países que formam o Reino Unido: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Esse desenho é usado desde 1801, quando a Grã-Bretanha se uniu à Irlanda do Norte, e é uma mistura das bandeiras desses países: a cruz vermelha de São Jorge (patrono da Inglaterra) sobre a cruz branca de São Patrício (padroeiro da Irlanda), por sua vez sobre a cruz de Santo André (padroeiro da Escócia). O País de Gales não está representado na …

O Dia dos Namorados e a visão de romance por uma assexual arromântica

Vejo que isso vem mudando lentamente, mas, como regra geral, todo mundo é naturalmente criado e tratado como heterossexual (e, consequentemente, heterorromântico). Eu, claro, cresci com essa absoluta certeza e não questionei isso até meados dos meus 20 anos. Até então, achei que eu só era mais "devagar" pra certas coisas, mesmo. Mas vamos ter que voltar um pouco e compartilhar informação demais.
Como expliquei na página de educação e visibilidade, o fato das orientações sexual e romântica serem coisas separadas e muitas vezes não serem correspondentes é o que mais confunde quem demora a "sair do armário". Eu mesma ainda me vejo questionando ambas, embora esteja convencida de que estou, ao menos, em algum espectro de ambas (confira a página mencionada). Não posso falar por todos os assexuais arromânticos porque, obviamente, cada pessoa é diferente da outra e as coisas são diferentes pra todo mundo. Então vou falar por mim.
Embora só tenha percebido isso recentement…

Conhece o teste de personalidade Myers-Briggs?

O MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) é um teste psicométrico altamente difundido pelo mundo, embora não seja completamente validado pela psicologia.
Baseadas nas teorias tipológicas propostas originalmente por Carl Jung, Katherine Briggs e sua filha Isabel Myers desenvolveram este indicador na época da Segunda Guerra com a intenção de que, com tal teste, as mulheres descobrissem que trabalhos poderiam desempenhar com mais eficiência e conforto de acordo com os aspectos das suas personalidades. 
O teste considera 16 tipos de personalidades, representados por siglas que são combinações de quatro dicotomias. São elas:


EXTROVERSÃO x INTROVERSÃO SENSORIAL x INTUIÇÃO RAZÃO (Thinking) x SENTIMENTO (Feeling) JULGAMENTO x PERCEPÇÃO

Os 16 tipos são, portanto (clique para ampliar):



Ao realizar o teste, que consiste de várias perguntas a respeito de suas preferências pessoais, o indivíduo é apresentado a um relatório com a sigla das quatro dicotomias que representam seu tipo de personalidade. Um tes…