12/10/2015

10 longas que marcaram a minha infância

Hoje é Dia das Crianças e eu comemoro mesmo. TONENHA-Ê.

Esses filmes que vou listar abaixo estiveram muito presentes na minha infância. Os que eu não tinha em VHS passavam incansavelmente na TV, então assisti a todos muitas e muitas vezes, a ponto de ainda saber algumas falas de cor.

'bora pra sessão nostalgia:




Willow - Na Terra da Magia



Título original: Willow (1988)
Direção: Ron Howard
Escrito por George Lucas
Elenco: Warwick Davis, Val Kilmer e Joanne Whalley
Sinopse: Willow é um fazendeiro que, com sua família, recebe do acaso a complicada de missão de criar uma bebê especial e protegê-la de uma rainha tirânica que planeja matá-la e dominar o mundo com espada e magia (quem nunca?).

Esse nós tínhamos gravado em VHS, então assistimos à exaustão. Levei muitos anos para poder assistir a esse filme de novo pois, até onde eu sabia, ele não tinha chegado a ser lançado em DVD por aqui, então foi difícil conseguir encontrá-lo. Minhas lembranças com esse filme são, principalmente, da minha irmã dizendo Wi-i-i-illo-o-o-ow! igual à cabra.



Convenção das Bruxas



Título original: The Witches (1990)
Direção: Nicolas Roeg
Baseado no livro de Roald Dahl
Elenco: Anjelica Huston, Jasen Fisher e Rowan Atkinson
Sinopse: Um garoto recentemente órfão viaja com a avó para a Inglaterra. Mas, no hotel onde ficam hospedados, ele descobre que está havendo um encontro de bruxas que planejam exterminar todas as crianças do país.

Este é outro que tínhamos em fita e assistimos muito. Era um filme que me dava um pouco de medo, especialmente na clássica cena em que Anjelica Houston tira a máscara do seu disfarce humano e revela como realmente é...



Os Espíritos


Título original: The Frighteners (1996)
Direção: Peter Jackson
Elenco: Michael J. Fox, Trini Alvarado e Jeffrey Combs
Sinopse: Após sofrer um trágico acidente de carro que matou sua esposa, um homem descobre que tem habilidades de se comunicar com o além. Ele começa, então, a usar essa habilidade para aplicar golpes da "casa assombrada" e tirar dinheiro das pessoas com seus "exorcismos". Entretanto, há um demônio à solta matando tanto vivos quanto espíritos, e ele pode ser a única pessoa a impedir.

Minha mãe gravou esse em fita e, então, foi outro que assistimos muito. O engraçado é que eu sempre achei que esse era um filme de terror, até assisti-lo de novo recentemente e ver que ele tem bastante comédia. Minha lembrança mais querida é da minha irmã, então bem pequena, aleatoriamente levantando a blusa e dizendo "Meu corpo é um mapa rodoviário de dor!". Era engraçado, juro.



Caravana da Coragem



Título original: The Ewok Adventure (1984)
Direção: John Korty
Escrito por George Lucas
Elenco: Eric Walker, Warwick Davis e Fionnula Flanagan
Sinopse: Um grupo de Ewoks resolve ajudar dois irmãos humanos que estão perdidos em suas terras a encontrar seus pais.

Me lembro de ter assistido muito quando criança, mas assisti de novo recentemente e, sinceramente, não sei por que eu gostava tanto. Os Ewoks são fofos mas muito, muito irritantes, hahahah!



A Espada Era a Lei


Título original: The Sword in the Stone (1963)
Direção: Wolfgang Reitherman
Baseado no livro de T.H. White
Sinopse: O mago Merlin treina o garoto destinado a se tornar o Rei Artur.

Lembro que nós tínhamos essa animação em VHS mas nunca assistimos muito porque a fita estava com defeito bem no final do desenho; então eu nunca o assisti inteiro até recentemente. Era frustrante porque era um desenho que eu gostava muito, e passar a vida sem poder assistir o final foi um pouco cruel, haha.



A Família Addams 




Título original: The Addams Family (1991)
Direção: Barry Sonnenfeld
Baseado nos personagens de Charles Addams
Elenco: Anjelica Huston, Raul Julia e Christopher Lloyd
Sinopse: Essa família macabramente excêntrica fica sabendo da existência de um parente perdido e faz de tudo para acolhê-lo, sem desconfiar de que é tudo um plano tramado por pilantras que querem roubar sua fortuna.

Um favoritíssimo que nós tínhamos gravado em fita, assistimos muitas vezes e ainda assistimos sempre que passa na TV. Acho que sei quase todas as falas de cor e ainda rio das mesmas coisas. 



Aristogatas



Título original: The Aristocats (1970)
Direção: Wolfgang Reitherman
Sinopse: Uma senhora muito rica estava doente e resolveu deixar em testamento tudo para sua gata e os filhotes. O invejoso mordomo, então, sequestrou os gatinhos e abandonou todos no meio do nada. Com a ajuda do vira-lata O'Malley, a família de gatinhos aristocratas tenta voltar pra casa e, enquanto isso, vai conhecendo a vida felina boêmia e muitos amigos. 

Todo mundo, todo mundo quer a vida que um gato tem! ♫ Esse era um favorito absoluto; lembro dele inteiro, até das músicas! Uma fofura e quero ver de novo



Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros



Título original: Jurassic Park (1993)
Direção: Steven Spielberg
Baseado no livro de Michael Crichton
Elenco: Sam Neill, Laura Dern e Jeff Goldblum
Sinopse: Ao conseguirem extrair o DNA de dinossauros a partir de uma amostra fossilizada em âmbar, cientistas criam clones jurássicos e um parque é aberto para exibir as criaturas. Só que, durante o passeio experimental antes do parque ser oficialmente aberto, há uma queda de energia que acaba soltando os animais e deixando todo mundo preso lá.

Me lembro como se fosse ontem o dia em que um pessoal que estava de visita na nossa casa pegou o filme na locadora e nós assistimos. E, não só nessa primeira vez, mas em várias das vezes que o assisti depois, esse filme me deu um baita medo. A cena das crianças presas na cozinha se escondendo dos raptors é facilmente uma das mais tensas do filme e eu morria de medo dela.



A História Sem Fim



Título original: The NeverEnding Story (1984)
Direção: Wolfgang Petersen
Baseado no livro de Michael Ende
Elenco: Barret Oliver, Noah Hathaway e Tami Stronach
Sinopse: Bastian é um menino constantemente atormentado por valentões na escola, até que um dia vai até uma livraria e é apresentado a um livro "mágico, porém perigoso". O menino o pega escondido e, ao lê-lo, acaba sendo transportado para a terra de Fantasia, que precisa de alguém que a salve de sua destruição iminente.

Esse era outro favorito e pelo qual ainda tenho muito carinho e ainda choro na mesma cena (todos sabemos qual). Só pude ler o livro depois de muitos anos e descobri que a história original é muito diferente e teria rendido uma boa continuação, se a continuação tivesse tido algo a ver. :B 



O Estranho Mundo de Jack



Título original: The Nightmare Before Christmas (1993)
Direção: Tim Burton
Baseado em uma história de Tim Burton
Sinopse: Jack Skellington é o rei da Cidade do Halloween, mas está entendiado de fazer tudo sempre igual. Então, uma vez, após conhecer a Cidade do Natal, decide convencer os monstros de sua cidade a comemorarem o Natal, dessa vez. Só que ninguém entende muito bem como isso funciona...

Houve uma época em que esse filme passava todos os anos na TV aberta na época de fim de ano, mas já tem mais de década que pararam de fazer isso e tenho sentido falta, desde então. Faz anos que não o assisto!


.


Tem muitos mais, mas esses foram os 10 primeiros de que me lembrei. Quais foram os longas que os acompanharam na infância?

2 comentários:

  1. Realmente, os ewoks eram um saco. Mas fofos demais! Adorei a listinha!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Ei! A Espada era a Lei é da MINHA infância!
    Ahahaha, feliz Dia das Crianças, Manu! Beijão!

    ResponderExcluir

Bom senso, respeito e educação são esperados e sempre bem-vindos nos comentários. Obrigada pela visita!