16/10/2015

5 coisas que quero aprender




Eu amo, amo, AMO estudar. No que dependesse de mim, passaria minha vida estudando e aprendendo tudo o que pudesse. Não gosto da sensação de não entender como algo funciona ou por que as coisas são como são. Sempre fui autodidata quando me faltava a oportunidade de aprender o que eu tinha vontade, e foi mantendo essa mentalidade a minha vida inteira que aprendi de tudo um pouco, então me orgulho de poder contribuir com o que sei quando precisam.

Bom, deve ter gente rindo e pensando que sou uma coitada de uma "nerd/CDF" que não sabe curtir os prazeres da vida mas, ei!, estudar É um dos maiores prazeres da minha vida. E não existe problema nenhum nisso. É saudável, faz bem, me deixa feliz e não machuca ninguém. ;)

Dito isso, aqui vai uma lista das coisas que ainda pretendo aprender:





Russo, Latim e Gaélico

Aprendi inglês sozinha (começando com letras de música e um dicionário) e comecei a aprender alemão da mesma forma. Embora nunca tenha chegado a fazer um curso de inglês (exceto por um semestre simbólico para que eu pudesse ter um certificado), tive oportunidade de estudar formalmente alguns anos de alemão e francês. Mas esses cursos precisaram ser interrompidos e desde então venho estudando sozinha pra, pelo menos, não perder o que aprendi.

Só que estudar sozinha não me garante fluência em nenhuma dessas línguas e isso me entristece bastante. O jeito é me conformar em ter uma noção básica para que eu ao menos possa ler e entender textos nessas línguas, e é com essa intenção que quero aprender ainda outras. Russo, latim e gaélico estão na minha lista de prioridades, por enquanto, e são as que eu venho tentando aprender agora. 

Latim é muito mais simples do que parece (e isso pode tornar o aprendizado incrivelmente confuso!), mas o russo tá se mostrando um verdadeiro desafio. Enquanto eu não decorar o alfabeto e sua pronúncia correta, vou demorar pra conseguir aprender todo o resto, mas com mais treino eu sei que eventualmente consigo. E o gaélico é uma coisa bizarra pra qual não tenho muitos recursos para aprender, mas já consegui ao menos um dicionário e vou ver o que consigo fazer a respeito. Se eu tiver que ir pra Irlanda aprender, é uma boa desculpa pra viajar, não é?


Discipula sedula sum :)




Caligrafia

Desde criança eu tive vontade de aprender caligrafia profissional. Não sei pra que, especialmente porque é uma arte cada vez menos utilizada, mas sempre me fascinei por escrita e achava que seria legal aprender a fazer algo bonito com isso. Meu pai chegou a me dar uma apostila que ensina a fazer vários tipos de letras estilizadas e brinquei bastante com ela pra matar um pouco da vontade, mas ainda tenho aquela coceirinha de comprar os pincéis e tintas especiais e me jogar na arte. 

O que me impede é a triste realidade de saber que vou investir financeiramente em algo que não vai me dar retorno. Queria muito, muito ter dinheiro sobrando pra aprender tudo o que quero só por aprender, mesmo...



Esgrima

Isso deve ter parecido esquisito. Nunca fui a louca dos esportes (mal aprendi a jogar os esportes básicos da Educação Física e nunca tive muito interesse por eles), apesar de gostar de esportes como o xadrez. E nunca tive vontade de aprender artes marciais, apesar de gostar de assistir, porque, embora seja tentador aprender a bater nas pessoas, não sei lidar muito bem com a parte de apanhar. 

Mas a esgrima, poxa, a esgrima me dá lombriguinhas. Parece um treco esnobe, mas acho tão bonito! Amo de paixão ver boas cenas de lutas de espadas em filmes medievais (e, claro, sabres-de-luz em Star Wars!) e gostaria muito de saber fazer isso. Eu, como sempre, me interesso em aprender coisas que não vão me servir de nada na praticidade do dia a dia, mas eu não seria muito mais legal se soubesse usar uma espada?!



Tocar trombone

Acho que sempre tive vontade de aprender a tocar um instrumento musical, mas, até agora, não demonstrei muita habilidade ou talento pra nada ("nada" sendo o violão, que tentei aprender a tocar sozinha e não tive a mesma sorte que costumo ter com línguas, e o teclado, de que até consegui arrancar alguma coisa mas sem muita coordenação motora pra isso). 

Tenho impressão de que me sairia melhor com instrumentos de sopro (ou de percussão, mas esses ocupam muito espaço e isso é problemático) e, desde que comecei a me encantar por ska e jazz, sinto uma vontade inexplicável de aprender a tocar trombone. Não o sensual saxofone ou o prático trompete, mas o destrambelhado trombone de vara. Acho um instrumento divertido e deve ser muito legal de tocar; mas como diabos eu faria pra praticar trombone, e o que faria com ele depois, é um mistério. Acho que vou ficar só na vontade, mesmo.


Só que é injusto até a decoração de Natal de 2009 saber tocar e eu, não.




Mais biologia

Quatro anos de faculdade é pouquíssimo pra se ter uma mínima noção básica de tudo o que existe para se saber sobre a Vida. Não se trata apenas de estudar células (citologia), animais (zoologia) e plantas (botânica), mas também as estruturas físicas (anatomia) e celulares (histologia) deles, funcionamento (fisiologia), formação (embriologia), origem (evolução) e relação (ecologia); além de toda a matemática, (bio)física e muita, muita (bio)química que isso tudo envolve. 

Por isso, sempre que posso, leio e estudo mais sobre as áreas que mais gosto, mesmo que não atue como bióloga. E ainda tô juntando motivação pra me aprofundar nas áreas que gosto menos, porque não consigo lidar com a sensação de não entendê-las direito; e acho que lá no fundo (beeem no fundo) eu devo gostar de botânica, mas ainda não sei disso. HAHAHA


.



Essas são as cinco coisas que quero aprender, por enquanto. E vocês, o que têm vontade de aprender?

5 comentários:

  1. Também estou sempre tentando aprender uma coisa nova, mas sem essa disciplina toda, só lendo o que me cai na mão. Já quis aprender grego, mas nem comecei. Latim também, até comecei a ler uma gramática antiga que a minha mãe tinha. Não tocar nenhum instrumento é a minha grande frustração. Assim como pilotar um planador - esse até tentei, mas não passei nos exames médicos, aparentemente havia algo em meu cérebro que os médicos não compreendiam...

    Quanto ao seu trombone, Manu, me desculpe a sinceridade, mas é um instrumento muito chato. Oboé é mais a sua cara. Ou flauta.

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Em tempo, também me iniciei autodidaticamente na língua japonesa, mas já me esqueci de tudo.

    ResponderExcluir
  3. Sofri na escola por conta disso.
    As pessoas são esquisitas, cheguei a essa conclusão.

    Eu consegui aprender um instrumento, queria ter começado mais cedo. ou tido mais disciplina. Ainda acho que posso aperfeiçoar.

    ResponderExcluir
  4. Manu, eu admiro essa sua vontade de aprender muitas coisas, de diversos assuntos. Gostaria de ter a metade da sua vontade. Vontade eu até tenho, o meu maior problema é saber me organizar para conciliar com as atividades do dia-a-dia e ter disciplina. Gostaria de saber como você consegue se organizar pra estudar todas as coisas que você quer (de verdade, quero saber! se puder me dar dicas também haha).

    Eu tenho vontade de aprender algumas coisas, tipo:

    Alemão e Francês. Eu comecei ano passado tentar aprender Alemão, me inscrevi em um desses sites que ensinam diversas línguas, mas eu precisei parar pra focar em outro estudo (necessidade profissional). Mas depois eu não retomei os estudos, pretendo retomar. Francês ainda nem tentei... Mas está na minha lista!

    Tocar violão. Eu comprei um violão no começo do ano passado, com a intenção de tentar aprender sozinha... Mas foi um fracasso, e eu tenho um sério problema de falta de disciplina, como já tinha citado. Ainda tenho o violão, e ainda quero tentar. Outro instrumento que adoro e tenho vontade de aprender um dia é a bateria. É mais complicado pra ter uma, por isso quis começar com o violão.

    Fotografia. Me falta uma câmera e disciplina para pelo menos começar a estudar a teoria.

    Dança. Gosto de dança no geral, mas o que me chama mais atenção são as mais clássicas como Foxtrot e Valsa. Também acho muito bonita (e por ser sensual) a Dança do Ventre. Nunca fiz aula delas, mas já fiz aula de Jazz por um tempo (acho que não levo muito jeito pra coisa mesmo). Mas quando vejo concursos de dança pela tv, eu fico pensando como seria legal se eu soubesse dançar como essas pessoas.

    Essas são algumas coisas que tenho vontade de aprender, mas por falta de organização, tempo, disposição, disciplina (sei lá o que acontece comigo), eu não consigo me dedicar. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri, que legal você por aqui de novo! Hahaha, bem-vinda!

      Então, acho que o "segredo" que não é segredo é disciplina, mesmo. A gente só tem que definir o que é prioridade, quando não tem tempo. Determina o que é mais importante pra você nesse tempinho livre: assistir a uma série ou dar uma treinada no francês? A gente pode gostar de muitas coisas ao mesmo tempo e nem sempre estar a fim de fazê-las, mas só vamos progredir realmente se tivermos um pouco de dedicação. E é como eu costumava dizer ao meus alunos: não precisa pegar uma hora por dia; 10 minutinhos bastam! É só se habituar a fazer daquilo uma rotina! Eu não tenho rotina de trabalho, por trabalhar por conta própria, e isso é ruim pra criar uma rotina de atividades porque um dia nunca é igual ao outro, mas eu procuro já deixar programado um dia antes: amanhã vou ficar tantas horas traduzindo, depois vou caminhar por uma hora, depois vou assistir uma série e depois vou estudar francês. E é assim que eu vou levando.

      Então, não se sinta sozinha com a história do violão. Eu tenho o que era da minha mãe, mas ela não conseguiu me ensinar porque não lembra mais e eu nunca pude fazer aulas. Aprender sozinha foi um fracasso completo, então aceitei a derrota e desisti dignamente. Bateria era algo que eu tinha vontade de tentar, mas, igual no seu caso, é complicado conseguir uma (e montar esse trambolho aqui).

      Fotografia: minha irmã é profissional, tem estúdio e todo o equipamento, e eu não tenho o menor talento pra isso. Ajudo ela com tudo no estúdio, inclusive edição, mas nunca com as fotos em si. Foi até um dos motivos por eu ter desistido da faculdade de jornalismo - não tava sabendo lidar com a técnica fotográfica. Adoro fotografar, mas sob pressão assim, jamais hahah

      E dança era algo que eu gostaria de saber fazer, mas morro de vergonha. Danço sozinha, mas nunca na frente dos outros. É um pânico mesmo, evito.

      Mas a dica é essa, mesmo, Pri: rotina. É só criar o hábito. Dedica 10 minutinhos do seu dia pra aprender alguma coisa, e logo você vai estender esses 10 minutinhos pra 20, meia hora, e aí vai começar a dedicar outros minutinhos pra outras coisas, e assim vc cria a sua rotina de hobbies didáticos! ;D

      Excluir

Bom senso, respeito e educação são esperados e sempre bem-vindos nos comentários. Obrigada pela visita!