24/10/2015

Como escolher o que ler quando há muitas opções




Parece um tema besta de postagem, mas é que escolher a próxima leitura é algo que me ocupa tanto tempo e me exige tanto esforço que achei bom escrever sobre isso, caso alguém sofra o mesmo.

Já falei várias vezes sobre o projeto de ler tudo o que tem aqui em casa. Já disse algumas vezes que a gente tem cerca de 1500 livros. E também já comentei muitas vezes que, só aqui no meu quarto, ainda tenho vários que nunca saíram do plástico. E, finalmente, já devo ter comentado que tô me saindo bem mal nesse projeto porque tô sempre ganhando (mais do que comprando) livros. (NOTA: não parem de me dar)


Quer saber pra que eu tenho tanto livro? Leia aqui a postagem especial que fiz para O PASTEL NERD e entenda!


Excetuando casos em que temos de ler algo pré-determinado por motivo de estudo ou trabalho, escolher uma leitura de lazer pode ser um processo bastante trabalhoso. Normalmente, ao terminarmos uma leitura, já temos uma ideia do que queremos ler em seguida. Por exemplo, se estamos lendo uma série, a escolha óbvia é começar o próximo volume, se já estiver disponível. Às vezes, estamos imersos em algum gênero específico e queremos ler outras coisas parecidas. Ou, então, estamos descobrindo um autor e buscamos ler outras obras dele para formar opinião ou continuar curtindo. Pode ser que estejamos lendo uma não-ficção e aí queiramos dar continuidade ao assunto lendo o que foi recomendado nas referências bibliográficas, ou qualquer outra coisa que já tenhamos sobre o assunto. E também pode acontecer de sabermos que será lançado um filme baseado em algum livro e tenhamos curiosidade de lê-lo antes de assistir. Ou vice-versa. Esse é o processo normal das coisas.

Mas, aí temos pessoas que têm muitas opções. São pessoas que têm uma quantidade absurda de livros em casa, ou que frequentam bibliotecas, ou que adquirem e-books à vontade. Essas pessoas são indivíduos que já leram muita coisa na vida e querem ler ainda mais e, talvez por isso, nem sempre tenham em mente o que gostariam de ler depois de terminar o que estão lendo agora. É aqui que eu explico como faço pra lidar com esse dilema:



  • Meta do Skoob

Quem é cadastrado no Skoob sabe que o site pode ser uma ótima ferramenta de organização de leitura. A gente marca tudo o que já leu, dá nota, faz resenha, recomenda, troca, vende, marca os desejados, compra. Uma função legal, lá, é criar uma meta anual de leitura: é só marcar os livros que você pretende ler durante o ano e, conforme for terminando cada um, a barra de progresso vai aumentando e você pode controlar o que já leu e o quanto ainda falta. Como motivação pra que você não desista da meta, até ganhamos uma "medalha" a cada 250 páginas lidas. Essa é uma maneira de já determinar uma lista prévia do que ler e se ater a ela.




Entretanto, esse não me é um método muito eficaz, porque eu sempre acabava colocando na meta os livros que estavam há um tempão na espera, e, não raro, muitos acabavam ficando pra meta do ano seguinte simplesmente porque não estava no clima de lê-los ainda. Então, como veem ali na imagem, acabo colocando os poucos que tenho certeza que vou ler antes (por um ou outro motivo), e vou "furando a fila" com outras prioridades ou vontades que vão aparecendo no decorrer do ano. É a única maneira de ter certeza que vou cumprir a meta do Skoob!


  • Ordem da estante

Nos momentos de extrema dúvida, recorro à ordem. Na sala e no escritório, nossos livros são separados nas prateleiras por gênero e agrupados por autor. Se eu já sei que gênero ou autor quero ler, é só ir à prateleira certa e ir pegando os livros pela ordem que estão lá. Assim, sei que não corro risco de pular nenhum e, eventualmente, cumpro a meta de ler todos aqueles.

Agora, no meu quarto, por ter menos livros, a organização é diferente. Eu os separo na estante por ordem alfabética de sobrenome do autor (não sei que raio de organização é essa, mas achei mais fácil localizar os livros assim). Por isso, seguir a "ordem da estante" aqui nem sempre faz sentido, mas já tentei fazer assim... E não funcionou muito bem, por dois motivos: 1) continuo furando a fila, e 2) não cabem mais livros na minha estante, então agora está tudo levemente desorganizado (porque agora encaixo os novos onde cabem ou os empilho na cabeceira cama).


  • Sorteio

Esse é um método recente que descobri pelo Pinterest e achei uma boa ideia. Escrevi o nome de (quase - haja preguiça!) todos os livros que quero ler em pedaços de papel, dobrei e os coloquei dentro de um vidro. Aí, quando acabo um livro, se não souber o que quero ler depois, tiro um papelzinho de lá e pronto, decidido! Fiz isso pra escolher o que estou lendo no momento e, como ele tem uma continuação, estou com o problema resolvido por um tempo. Não sei até quando vou respeitar esse método sem dobrar o papelzinho sorteado de novo e pegar outro, mas acho que tem boas chances de funcionar.


  •  O método C.S. Lewis

Li certa vez uma citação do autor em que ele dizia que uma boa maneira de se ler de tudo é intercalar a leitura de um livro novo com a de um livro antigo. Achei essa uma ideia sensacional porque, como estou constantemente adquirindo livros novos, os antigos que ainda não li vão ficando cada vez mais pra trás na fila de espera. Fazendo assim, damos chance igual a tudo - dá pra dar uma chance àquele clássico esquecido, ou dá pra retomar algo que abandonamos há anos por não ser o momento certo de tentar, quase ao mesmo tempo em que nos inteiramos do que todos estão falando ou das novidades do gênero/autor. 

Outra coisa que faço para garantir que eu leia de tudo é ler dois livros ao mesmo tempo. Geralmente, um é de ficção e o outro é de não-ficção: o primeiro é o que costumo ler pra relaxar antes de dormir, e o outro é o que leio durante o dia, sempre que tenho uns minutinhos à toa. Desse jeito, dou uma boa avançada na meta e aproveito melhor tudo o que minha biblioteca tem a oferecer!


.


Espero que algum dos métodos aqui apresentados inspire o leitor ávido e indeciso. Se você tiver algum método que queira compartilhar, por favor, nos conte! Boas leituras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bom senso, respeito e educação são esperados e sempre bem-vindos nos comentários. Obrigada pela visita!