07/11/2015

A palavra é: Immortelle

Em um momento de breve tédio, lembrei-me de uma brincadeira que já fiz por aqui em duas ocasiões [1, 2]. A regra era pegar um dicionário, abri-lo aleatoriamente em qualquer página, bater o olho em uma palavra e postar sobre o que tal palavra me lembra.

O dicionário que estava à mão aqui era o de Francês, e a primeira palavra que vi ao abri-lo aleatoriamente foi immortelle, adjetivo feminino que significa "imortal". Poxa, que sorte, isso me faz pensar em muitas coisas:


1. Immortelle, mesmo, me lembra de uma banda gótica austríaca da qual gostava bastante, L'Âme Immortelle

Conheci a banda ao assistir ao vídeo de Brennende Liebe, da banda OOMPH!, no qual a primeira banda teve participação. Já falei sobre a vocalista, Sonja Kraushofer, por aqui anteriormente. Estou completamente por fora do que esse povo anda lançando ultimamente, mas de vez em quando ainda ouço as minhas favoritas da época. Segue o vídeo que mencionei e mais um dos meus favoritos da banda.







2. Inevitavelmente, a palavra "imortal" me faz lembrar do sucesso de mesmo nome gravado por Sandy & Junior. Não vou colocar a música aqui, mas apenas deixar a melhor citação da brilhante versão (a original é uma canção chamada Immortality, gravada pela Céline Dion com participação dos Bee Gees):

O que é imortal não morre no final.

(A propósito, a Sandy estava um tanto obcecada pela imortalidade, nesse álbum...)



3. A sensacional Turritopsis dohrnii, ou água-viva imortal! Estava mesmo querendo falar sobre ela, qualquer hora dessas.



Essa espécie de água-viva é encontrada no Mar Mediterrâneo e no Japão, e é o único animal do planeta (ao menos, que se saiba até hoje) que, após atingir a completa maturidade sexual, é capaz de regressar ao estado larval pra depois começar tudo de novo. Elas fazem isso como defesa contra danos físicos, quando estão velhas ou doentes, ou sob estresse. Pelo que se sabe, elas podem fazer isso quantas vezes quiserem, por isso ganharam a fama de imortais. Mas, claro, elas ainda podem morrer se forem predadas ou sucumbirem a uma doença antes de conseguirem reverter a evolução de suas células.

Esses animais não atingem mais do que 4,5 milímetros de diâmetro, e possuem entre 80 e 90 tentáculos. Apesar de ainda estarem concentrados nos lugares mencionados, cientistas acreditam que, pegando carona nos cascos de navios, eles logo possam invadir outros oceanos, aumentar exponencialmente sua população e, silenciosamente, dominar todos os mares.


4. Por fim, me lembro de uma das minhas histórias favoritas das HQs de Sandman, de Neil Gaiman: "Homens de Boa Fortuna", que aparece no segundo volume, A Casa de Bonecas.




Em 1389, o soldado Hob Gadling estava em uma taberna conversando com amigos sobre a morte, alegando que se tratava de um desejo, e não de uma inevitabilidade. Segundo ele, as pessoas só morriam porque se conformavam com a ideia, e que ele já havia decidido que queria viver para sempre. Morte estava ouvindo a conversa e chamou seu irmão, Sonho, para opinar. Ambos, então, concordaram em conceder a imortalidade a Hob, com a condição de que a cada 100 anos eles se encontrassem naquela mesma taberna e ele contasse tudo o que lhe havia acontecido nesse tempo. A cada século, Hob viveu altos e baixos, conhecendo a riqueza e a miséria, a felicidade e a dor de todas as perdas. Depois de muitos séculos, a Morte lhe perguntou se ele consideraria por um fim ao pacto de imortalidade, mas Hob recusou, dizendo ainda não estar pronto.


Bom, essas foram as minhas principais associações com a palavra. Em que vocês pensam quando falamos em "imortal"?

Um comentário:

  1. Caraca, essa água-viva é o que do Doctor pra ficar se regenerando?
    Quando penso em imortal o que me vem a mente são vampiros...

    ResponderExcluir

Bom senso, respeito e educação são esperados e sempre bem-vindos nos comentários. Obrigada pela visita!