Pular para o conteúdo principal

O desafio dos 30 livros



Não lembro como cheguei à fonte, mas peguei daqui. Deve ter resenha aqui de quase todos os que eu mencionar, então vou deixar os links.


01 – O melhor livro que você leu este ano

Ainda não li muitos livros esse ano, mas o melhor até agora foi Sobre a Escrita, de Stephen King. Logo sai no relatório :)

02 – Um livro que você leu mais de três vezes

Sem ser os livrinhos da infância, acho que Harry Potter e a Pedra Filosofal. Não tenho muito tempo de ler tudo o que gostaria de ler várias vezes, porque ainda há TANTAS histórias novas me esperando...

03 – Sua série favorita

Atualmente, Wild Cards. Sou muito apaixonada por essa história maluca de mutantes.

04 – Seu livro favorito da sua série favorita

Dos que foram publicados no Brasil até agora, Apostas Mortais, o terceiro. Cheio de tretas e tragédias, como eu gosto.

05 – Um livro que te deixa feliz

Percy Jackson e os Deuses Gregos me deixou feliz do começo ao fim. O tipo de livro que sempre deveria ter existido.

06 – Um livro que te deixa triste

Sempre Solipsist. Henry Rollins consegue alcançar aquele buraquinho na minha alma e apertar a ferida. E eu sempre deixo.

07 – O livro mais menosprezado

Uma Princesa de Marte, de Edgar Rice Burroughs e que inspirou o filme John Carter. É de uma criatividade impressionante e muito rica. Gostaria muito que a Aleph tivesse seguido com as publicações (sacanagem do século interromperem no terceiro livro!).

08 – O livro mais superestimado

Eu geralmente gosto dos best sellers que leio, e não chego a ler os que não acho que vão me interessar. Não sei responder essa.

09 – Um livro que você achou que não ia gostar e acabou adorando

Viagens de Gulliver. Achei que seria um clássico de leitura difícil ou não muito interessante, mas me surpreendi com o humor da narrativa, cinismo do personagem principal e as maravilhosas lições morais das histórias.

10 – Um clássico favorito

A resposta óbvia pra essa vai ser a resposta da última pergunta, então pra essa vou de A Volta ao Mundo em 80 Dias, que acho muito divertido e inteligente.

11 – Um livro que você detestou

A Chegada em Darkover, da série Darkover de Marion Zimmer Bradley. Mais por ter sido uma decepção enorme.

12 – Um livro que você costumava amar e agora não

Vou mudar essa resposta para um que eu tenha gostado muito do primeiro e me decepcionado tanto com o segundo que não quis nem ler os seguintes: A Ascensão do Governador, baseado em The Walking Dead. Só esse primeiro teria sido suficiente.

13 – Seu escritor favorito

Tenho vários, mas um que li quase tudo o que publicou e que gosto de absolutamente tudo é Neil Gaiman.

14 – Seu livro favorito do seu escritor favorito

Lugar Nenhum, que li várias vezes e me deixou um tanto obcecada.

15 – Personagem masculino favorito

Nunca sei o que responder nessas. Já li tantos personagens maravilhosos! Escolho, novamente, Hannibal Lecter, o melhor canibal que você respeita. Adoro gente inteligente que engana todo mundo.

16 – Personagem feminino favorito

Embora não tenha sido minha série favorita, gostei muito de Susannah, de A Torre Negra. É uma personagem diferente que se desenvolve de maneiras completamente inesperadas e nunca decepciona.

17 – Citação(ões) favorita(s) do seu livro favorito

"Eu que me aguente comigo e com os comigos de mim."
"Eu não sou pessimista, sou triste."

18 – Um livro que te decepcionou

Além dos mencionados em 11 e 12, Assassin's Creed: Renascença. Tanto que nem consegui ler todo, e olha que pra eu abandonar um livro tem que ser muito, muito decepcionante.

19 – Um livro favorito que tenha virado filme

Praticamente todos...? O que estou lendo agora e que virou filme (que ainda não assisti, pois quero ler primeiro) foi O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares.

20 – Romance favorito

Não que eu ame romances, mas, além da resposta óbvia, também amo Nossa Senhora de Paris: O Corcunda de Notre-Dame. Quero reler logo para poder escrever sobre ele aqui.

21 – Livro favorito da infância

Tinhas vários livrinhos que reli muitas vezes. Nossos favoritos eram livros-jogos que raramente conseguíamos ganhar, hahah.

22 – Livro favorito da sua estante

Meu orgulho maior nem está na estante, porque é um tijolão que precisa ficar deitado, então está na minha cabeceira. É aquele óbvio.

23 – Um livro que você quer ler há muito tempo mas ainda não leu

Vários! Fico dependendo do sorteio. Um deles é Zoo; acabei vendo a série primeiro e adorando e estou tão curiosa com o livro!

24 – Um livro que você gostaria que mais pessoas lessem

Muitos, mas sempre gosto de reforçar a indicação de Fahrenheit 451. Parem de preguiça e vão ser felizes, por favor.

25 – Um personagem com o qual você mais se identifique

Eu costumava dizer que a Éponine, do livro óbvio, mas não sei se ainda tenho essa visão sobre o amor na minha vida. Acabo me identificando mais com o Enjolras, a essas alturas.

26 – Um livro que mudou a sua opinião sobre alguma coisa

O Professor e o Demente, que me fez me interessar muito mais por dicionários e respeitar o Oxford pro resto da minha vida (dicionários são importantes pra mim, ok).

27 – O livro com o final mais surpreendente

Sei que muitos, mas um que li recentemente e que o final foi um grande QUE foi O Menino Que Desenhava Monstros. Sai no próximo relatório.

28 – Seu título favorito


29 – Um livro que todos detestaram mas você gostou

Acontece com frequência, sou uma pessoa cheia de amor. Tipo aconteceu com A Noite Devorou o Mundo, que não conheço ninguém que tenha gostado. Às vezes acho que falta um pouco de paciência pras entrelinhas nessa sociedade imediatista.

30 – Seu livro favorito de todos os tempos

QUEM NÃO SABE PODE IR EMBORA. Um beijo d'Os Miseráveis.


foto desatualizada sem dinossauro

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas das bandeiras mais interessantes do mundo

As bandeiras dos países do mundo são mais do que uma demonstração de cores e padrões: cada detalhe - a escolha e predominância das cores, as faixas, os símbolos, as formas - carrega um significado histórico e/ou cultural que ensina muito sobre o país representado. Selecionei para essa postagem algumas das histórias mais interessantes.
(Não vou falar da nossa Auriverde porque todos nós já estamos carequinhas, certo?)



Reino Unido Union Flag ou Union Jack (azul, vermelho e branco)
Essa bandeira não é a da Inglaterra, como muitos pensam, mas representa os quatro países que formam o Reino Unido: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Esse desenho é usado desde 1801, quando a Grã-Bretanha se uniu à Irlanda do Norte, e é uma mistura das bandeiras desses países: a cruz vermelha de São Jorge (patrono da Inglaterra) sobre a cruz branca de São Patrício (padroeiro da Irlanda), por sua vez sobre a cruz de Santo André (padroeiro da Escócia). O País de Gales não está representado na …

O Dia dos Namorados e a visão de romance por uma assexual arromântica

Vejo que isso vem mudando lentamente, mas, como regra geral, todo mundo é naturalmente criado e tratado como heterossexual (e, consequentemente, heterorromântico). Eu, claro, cresci com essa absoluta certeza e não questionei isso até meados dos meus 20 anos. Até então, achei que eu só era mais "devagar" pra certas coisas, mesmo. Mas vamos ter que voltar um pouco e compartilhar informação demais.
Como expliquei na página de educação e visibilidade, o fato das orientações sexual e romântica serem coisas separadas e muitas vezes não serem correspondentes é o que mais confunde quem demora a "sair do armário". Eu mesma ainda me vejo questionando ambas, embora esteja convencida de que estou, ao menos, em algum espectro de ambas (confira a página mencionada). Não posso falar por todos os assexuais arromânticos porque, obviamente, cada pessoa é diferente da outra e as coisas são diferentes pra todo mundo. Então vou falar por mim.
Embora só tenha percebido isso recentement…

Conhece o teste de personalidade Myers-Briggs?

O MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) é um teste psicométrico altamente difundido pelo mundo, embora não seja completamente validado pela psicologia.
Baseadas nas teorias tipológicas propostas originalmente por Carl Jung, Katherine Briggs e sua filha Isabel Myers desenvolveram este indicador na época da Segunda Guerra com a intenção de que, com tal teste, as mulheres descobrissem que trabalhos poderiam desempenhar com mais eficiência e conforto de acordo com os aspectos das suas personalidades. 
O teste considera 16 tipos de personalidades, representados por siglas que são combinações de quatro dicotomias. São elas:


EXTROVERSÃO x INTROVERSÃO SENSORIAL x INTUIÇÃO RAZÃO (Thinking) x SENTIMENTO (Feeling) JULGAMENTO x PERCEPÇÃO

Os 16 tipos são, portanto (clique para ampliar):



Ao realizar o teste, que consiste de várias perguntas a respeito de suas preferências pessoais, o indivíduo é apresentado a um relatório com a sigla das quatro dicotomias que representam seu tipo de personalidade. Um tes…