12/02/2017

O desafio dos 30 livros



Não lembro como cheguei à fonte, mas peguei daqui. Deve ter resenha aqui de quase todos os que eu mencionar, então vou deixar os links.


01 – O melhor livro que você leu este ano

Ainda não li muitos livros esse ano, mas o melhor até agora foi Sobre a Escrita, de Stephen King. Logo sai no relatório :)

02 – Um livro que você leu mais de três vezes

Sem ser os livrinhos da infância, acho que Harry Potter e a Pedra Filosofal. Não tenho muito tempo de ler tudo o que gostaria de ler várias vezes, porque ainda há TANTAS histórias novas me esperando...

03 – Sua série favorita

Atualmente, Wild Cards. Sou muito apaixonada por essa história maluca de mutantes.

04 – Seu livro favorito da sua série favorita

Dos que foram publicados no Brasil até agora, Apostas Mortais, o terceiro. Cheio de tretas e tragédias, como eu gosto.

05 – Um livro que te deixa feliz

Percy Jackson e os Deuses Gregos me deixou feliz do começo ao fim. O tipo de livro que sempre deveria ter existido.

06 – Um livro que te deixa triste

Sempre Solipsist. Henry Rollins consegue alcançar aquele buraquinho na minha alma e apertar a ferida. E eu sempre deixo.

07 – O livro mais menosprezado

Uma Princesa de Marte, de Edgar Rice Burroughs e que inspirou o filme John Carter. É de uma criatividade impressionante e muito rica. Gostaria muito que a Aleph tivesse seguido com as publicações (sacanagem do século interromperem no terceiro livro!).

08 – O livro mais superestimado

Eu geralmente gosto dos best sellers que leio, e não chego a ler os que não acho que vão me interessar. Não sei responder essa.

09 – Um livro que você achou que não ia gostar e acabou adorando

Viagens de Gulliver. Achei que seria um clássico de leitura difícil ou não muito interessante, mas me surpreendi com o humor da narrativa, cinismo do personagem principal e as maravilhosas lições morais das histórias.

10 – Um clássico favorito

A resposta óbvia pra essa vai ser a resposta da última pergunta, então pra essa vou de A Volta ao Mundo em 80 Dias, que acho muito divertido e inteligente.

11 – Um livro que você detestou

A Chegada em Darkover, da série Darkover de Marion Zimmer Bradley. Mais por ter sido uma decepção enorme.

12 – Um livro que você costumava amar e agora não

Vou mudar essa resposta para um que eu tenha gostado muito do primeiro e me decepcionado tanto com o segundo que não quis nem ler os seguintes: A Ascensão do Governador, baseado em The Walking Dead. Só esse primeiro teria sido suficiente.

13 – Seu escritor favorito

Tenho vários, mas um que li quase tudo o que publicou e que gosto de absolutamente tudo é Neil Gaiman.

14 – Seu livro favorito do seu escritor favorito

Lugar Nenhum, que li várias vezes e me deixou um tanto obcecada.

15 – Personagem masculino favorito

Nunca sei o que responder nessas. Já li tantos personagens maravilhosos! Escolho, novamente, Hannibal Lecter, o melhor canibal que você respeita. Adoro gente inteligente que engana todo mundo.

16 – Personagem feminino favorito

Embora não tenha sido minha série favorita, gostei muito de Susannah, de A Torre Negra. É uma personagem diferente que se desenvolve de maneiras completamente inesperadas e nunca decepciona.

17 – Citação(ões) favorita(s) do seu livro favorito

"Eu que me aguente comigo e com os comigos de mim."
"Eu não sou pessimista, sou triste."

18 – Um livro que te decepcionou

Além dos mencionados em 11 e 12, Assassin's Creed: Renascença. Tanto que nem consegui ler todo, e olha que pra eu abandonar um livro tem que ser muito, muito decepcionante.

19 – Um livro favorito que tenha virado filme

Praticamente todos...? O que estou lendo agora e que virou filme (que ainda não assisti, pois quero ler primeiro) foi O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares.

20 – Romance favorito

Não que eu ame romances, mas, além da resposta óbvia, também amo Nossa Senhora de Paris: O Corcunda de Notre-Dame. Quero reler logo para poder escrever sobre ele aqui.

21 – Livro favorito da infância

Tinhas vários livrinhos que reli muitas vezes. Nossos favoritos eram livros-jogos que raramente conseguíamos ganhar, hahah.

22 – Livro favorito da sua estante

Meu orgulho maior nem está na estante, porque é um tijolão que precisa ficar deitado, então está na minha cabeceira. É aquele óbvio.

23 – Um livro que você quer ler há muito tempo mas ainda não leu

Vários! Fico dependendo do sorteio. Um deles é Zoo; acabei vendo a série primeiro e adorando e estou tão curiosa com o livro!

24 – Um livro que você gostaria que mais pessoas lessem

Muitos, mas sempre gosto de reforçar a indicação de Fahrenheit 451. Parem de preguiça e vão ser felizes, por favor.

25 – Um personagem com o qual você mais se identifique

Eu costumava dizer que a Éponine, do livro óbvio, mas não sei se ainda tenho essa visão sobre o amor na minha vida. Acabo me identificando mais com o Enjolras, a essas alturas.

26 – Um livro que mudou a sua opinião sobre alguma coisa

O Professor e o Demente, que me fez me interessar muito mais por dicionários e respeitar o Oxford pro resto da minha vida (dicionários são importantes pra mim, ok).

27 – O livro com o final mais surpreendente

Sei que muitos, mas um que li recentemente e que o final foi um grande QUE foi O Menino Que Desenhava Monstros. Sai no próximo relatório.

28 – Seu título favorito


29 – Um livro que todos detestaram mas você gostou

Acontece com frequência, sou uma pessoa cheia de amor. Tipo aconteceu com A Noite Devorou o Mundo, que não conheço ninguém que tenha gostado. Às vezes acho que falta um pouco de paciência pras entrelinhas nessa sociedade imediatista.

30 – Seu livro favorito de todos os tempos

QUEM NÃO SABE PODE IR EMBORA. Um beijo d'Os Miseráveis.


foto desatualizada sem dinossauro